Bem… pra entender olha aqui, e veja abaixo.
Daqui uns dias deve chegar esse aqui:
Bom… o TM504 tinha defeito, tive que consertar, o Q30 estava com uma fuga nada desprezível na junção base-emissor, e o CR22 em curto, alem dos fusíveis de -33V e +33V abertos.
O DM501 só tinha um mal contato na chave IN/EXT, nada que limpa-contatos não resolveu
Agora é esperar o SC502 chegar… Pelo menos o vendedor disse que estava testado e calibrado. Vamo ver…
Os dois plugins que já tenho foram comprados no Ebay.
Um adendo… eu posso classificar estas compras como um “momento banana”, na hora que eu achei esse SC502 e o DM501 a um precinho irresistível, eu tratei de comprar eheh, dai a briga foi achar um TM504, por sinal veio do mesmo lugar que o do tabajara, só que o meu veio sem plugin algum, veio com uma tampa “falsa” e a tool box.
O a mais curioso é que no dia que eu comprei eu não me atentei ao detalhe, eu achava que eram duas tampinhas cegas, e como eu peguei ele na correria na hora de vir embora da sta ifigênia, botei no porta-malas do carro e na hora não conferi nada, isso foi a 3 semanas atras, e ele ficou na casa de um amigo, o que me levou na viagem, dai ele veio pra cá ontem e trouxe o TM504, e ai quando eu fui desmontrar pra ver se tinha defeito, ao retirar tudo dos slots, vi que a tampa mais a direita não era na verdade uma tampa e sim a tool box.
Edit: Atendendo a pedidos, autopsia do DM501
Bem, o projeto deste multímetro é do inicio da década de 70, logo não espere encontrar um ICL7107 ai dentro.
É… teve bastante “recurso técnico” dado o tanto de componentes que tem pendurado pelo lado de baixo da placa. Ahh… essa chave preta no canto inferior esquerdo é tal que esta com mal contato.
Alguma partes selecionadas.
– Já viu um LM723 em metal e cerâmica???
– Este CI maior em cerâmica é o coração do multímetro, mosca rosa com bolinhas brancas. Se pifar já era, é o receio do tabajara com o DM501 dele. Fato curioso, este CI esquenta PACAS!
– Capacitores ajustáveis da compensação CA. Coisa fina!
– Copyright das placas… 1972!