Hoje vi como basta dar 5 minutos de bobeira para infectar o micro… Eu depois que passei a ter um servidor de ftp na minha maquina, passei a usar firewall, pois bem, pelo azar do destino, este final de semana eu resolvi que ia colocar um pra funcionar a placa de rede no meu micro (que não funcionava nem com reza).
Consegui instalar a placa sem balear a pilha tcp-ip para dial-up, beleza! Catei outro micro reserva que tenho aqui (um Lentium 133) e coloquei os dois em rede, liguei os compartilhamentos de arquivos e impressoras e voilá, tudo funcionando.
Hoje (domingo) a tarde, resolvi atualizar o firewall, e pra isso tive que desligar ele enquanto instalava as atualizações. Em 5 minutos baixou tudo e instalou (era instalador por demanda), e pediu pra rebootar.
Assim que rebootei, conectei novamente a internet e percebi que o icone do dial-up ficava indicando transferenica direto, mesmo sem nenhum programa aberto, não dei muita importancia, mas quando abri novamente o firewall, BUM! ele acusou que dois programas estavam pedindo permissão para se comunicar:
marco!.scr e scrsrv.exe
Eu como não sou bobo nem nada já sei que se trata do OPASERV, uma das pragas mais disseminadas na atualidade.
Conclusão: tive que perder 10 minutos pra limpar essa porcaria do meu micro.
Lição: Se tiver compartilhamentos ligados, não fique sem um firewall, senão se estrepa mesmo!