 Loading... |
Bem prosseguindo. Para a recepção usamos uma antena que se chama helix, é uma antena que dispensa apontar para o satélite pois ela é o que chamamos de polarização circular e unidirecional.
Os satélites trabalháveis são : NOAA 12, NOAA 15 e NOAA 17
Os NOAA 9, NOAA 10, NOAA 11, NOAA 14, NOAA 16 não estão operacionais, no modo que eu posso receber ou estão com pane geral e desativados (caso o NOAA 10)
 Loading... |
Bem, como o pessoal quer saber como se recebe imagens de satélite, uma pincelada por cima.
Primeiro precisa-se saber qual o horário de passagem do satélite (no caso em especifico os NOAA). Para isso usamos um programa de tracking já que este satélites não são geo-estacionários, eu uso o Orbitron no caso. É um “cardware” foi um termo bem interessante quando vi, o programa é gratuito, a única coisa que o autor pede é que quem o utilizar envie a ele um cartão postal da sua cidade, somente isso!

Note o NOAA12 que é o que eu tenho tentado trabalhar, neste shot ele estava iniciando a passagem perceba pelo circulo azul. Onde esta marcado SJBV no mapa é a minha posição. O circulo azul é a área onde tem sinal do satélite, logo, deve-se estar dentro do circulo para ter o satélite “visível”.
Para receber e decodificar as imagens, usa-se outro programa o WxtoImg com este programa, grava-se o sinal do satélite e decodifica-se. Ouça um pedacinho do que é o sinal do satélite.
O restante é um rádio e antena. O que eu estou apanhando um pouco que meu rádio não é muito apropriado para receber este tipo de sinal, mas eu ainda chego lá.