Estava até agora a pouco lendo este artigo aqui, e refletindo sobre o mesmo.
Claro que alguém que dá algo de graça obviamente tem custos para manter esse algo grátis, afinal você trabalha de graça? Eu não…
Bem mas o ponto que mais me chamou a atenção foi o ponto onde ele toca sobre pirataria. Por incrivel que possa parecer esta semana estava debatendo com um amigo sobre isso e acabamos chegando no mesmo ponto commum;
“A pirataria até certo ponto é benefica, se olhado por um lado.”
Pesem algo desta forma empresa “A” vende um programa de computador bom, cheio de recursos, facil de usar e que todos querem usar, mas nem todos podem pagar.
A empresa “B” vende um similar por 1/10 do preço mas não é 100% funcional como o da empresa “A”, que custa 10x mais.
O zezinho que é do tipo que gosta de levar vantagem em tudo, obviamente vai e usa o programa da empresa “A” sem pagar nada, e também não compra o da empresa “B”.
O que acontece? O Zezinho poderia muito bem ter comprado o similar da empresa “B” e ter aumentado um pouquinho o capital da empresa, e potencialmente deixando de ser um possivel cliente da empresa “A”.
Péssimo negócio para a empresa “A” concorda? Afinal a concorrência esta crescendo.
Agora inverta a moeda. O Zezinho vai e usa um programa pirateado da empresa “A”, e deixa de comprar o programa da empresa “B”. Por consequencia tudo o que ele faz com este programa deverá ser utilizado por seus amigos no mesmo programa da empresa “A”.
A empresa “B” deixou de vender o seu programa e não tem o Zezinho como cliente.
Digamos agora que a empresa “A” tem como saber que o Zezinho esta com um programa pirata, mas o Zezinho só usa para uso pessoal e não ganha dinheiro com isso, será que a empresa “A” vai cair de pau em cima do Zezinho e tirar até as cuecas dele por isso? Claro que não, será uma baita propaganda negativa e só vai incitar o Zezinho a comprar da concorrência.
Para a empresa “A” é muito mais interessante que o Zezinho use o seu programa, mesmo sem pagar e que a empresa “B” vá para o buraco porque não consegue vender o seu “peixe”, então passa a fazer vistas grossas.
Alguém me engana que tem um “certo” programa ai que faz um sucesso medonho, boa parte usa ele piratão, e o dono dele não pense assim, que a pirataria também tem o seu lado positivo?
É de se pensar… 
[ Ouvindo: ‘Sugar Babe’s – Stronger‘ ] |