O mercado livre já foi um dos melhores sites de leilões on-line que eu já vi, mas em face aos recentes acontecimentos, sou obrigado a dizer o que vários amigos já me diziam, que lá só visam o lucro e que se dane os compradores e vendedores.
Sou cadastrado no mercado livre, mesmo antes dele ser associado ao ebay. Alias, desde 2000 que sou cadastrado lá.
Mas parece que em vez de evoluir eles resolveram regredir e proteger os PICARETAS que anunciam e compram por lá.
Minha história começou em dezembro, com a compra de um HD serial ATA de 250Gb, usuário aparentemente ok, com boas qualificações e comentários dos compradores. Dei o lance, fiz o pagamento e dois dias depois, recebo um aviso do mercado livre avisando que o usuário estava sob investigação e não era pra avançar na negociação. Veja bem.. DOIS DIAS DEPOIS.
CACETE! Quer dizer que eles não checam os dados cadastrais, e qualquer zé-mané mal intencionado pode fazer um cadastro falso, e sair lesando os outros? Pois bem.. tomei no fiofó com R$260,00. O programa de proteção ao comprador é a coisa mais ridícula que eu já vi, se recusa a cobrir o prejuízo. A unica solução que sobrou foi fazer um boletim de ocorrência de estelionato, e ainda talvez, jogar o mercado livre contra a parede no PROCOM, afinal é mais do que OBRIGAÇÃO deles checarem todos os dados de quem se pretende a anunciar por lá.
E a ultima aconteceu essa semana, fiz uma qualificação errônea de um usuário, pra ser mais exato UM PICARETA, que deveria ter recebido um belo negativo. Entrei em contato com o mercado livre, e olha a resposta que recebo:
Olá Luciano, tudo bem?
Agradeço pelo seu contato com o MercadoLivre, pois ele é indispensável para nós!
Entendo perfeitamente sua situação, porém uma qualificação só pode ser alterada de maneira progressiva, ou seja, de negativa para neutra ou negativa e neutra para positiva. Uma qualificação positiva não pode ser alterada.
Nesse caso a qualificação positiva que o senhor deu ao usuário XXXX referente à negociação do produto 5070xxxx (bla bla bla bla bla…) não poderá ser alterada, pois nosso sistema não permite esta ação de forma regressiva.
Essa ação é tomada para que possamos manter a integridade de nossa comunidade, pois assim as qualificações se retratam apenas às negociações envolvendo os usuários.
Sugiro que em suas próximas negociações, verifique o histórico de qualificações de sua contraparte e certifique-se de que todas as suas dúvidas foram sanadas no campo de perguntas e respostas no produto de seu intereçe ou através de e-mail ou telefonemas trocados com o usuário antes de efetuar sua negociação, evitando problemas futuros.
Para visualizar os dados de sua contraparte, por favor acesse Meu MercadoLivre > Minhas Compras ou Minhas Vendas e ao lado direito do apelido de sua contraparte clique no ícone , ou faça perguntas através do anúncio do produto de seu interesse no campo Fazer uma pergunta ao vendedor que fica logo abaixo das perguntas e respostas do anuncio.
Peço sua compreensão, pois este é um procedimento de segurança.
Tendo alguma dúvida, estou à disposição para ajudá-lo.
Tenha uma ótima semana!
Abraços,
Leandro Willians
Especialista em Qualificação
Equipe de Comunicação com Usuários
MercadoLivre.com
É claro que eu estou batendo boca desde o começo da semana, e as quatro respostas que recebi todas as vezes SÃO IDÊNTICAS, ou seja, tem um robozinho lá respondendo as perguntas dos usuários.
Em resumo o mercado livre, esta PROTEGENDO PICARETAS, ao invés de proteger os usuários sérios.
Eu como disse, sou usuário desde 2000, e nunca deixei de pagar minhas faturas, mas agora proteger os picaretas, isso já é demais!