|
|
Essa merece ser documentada.
Placa-mãe ECS P4M800pro-M v2.0
Apos um upgrade de bios (por parte do dono da placa) usando o AFUWIN, a placa apresenta a seguinte mensagem no POST e o teclado não funciona mais:
Floppy controller error
CMOS checksum bad
Press F1 to enter setup
E o mais curioso é que o BIOS inicializa o teclado durante o POST, mas não reconhece nenhuma tecla.
Bom já de algum tempo que eu não acho uma boa idéia esse negócio de upgrade de BIOS via windows. Se via DOS já é meio problemático, via windows então socorro!
Nisso resolvi trazer a placa pra cá e tentar uma recuperação forçada, regravando a flash do BIOS no gravador de eprom. Saco a flash do soquete, tiro a etiqueta e vejo que é um Winbond W39V040CPZ. É um firmware hub/lpc. Pego o adaptador, e gravo.
Ao colocar a flash de volta na placa, surpresa! Placa mortinha! Acho que regravei a flash umas 15 vezes e desisti, nada de a placa voltar a funcionar. Nisso consegui uma flash de uma placa similar, uma P4M800pro-M7. A diferença entre uma e outra eram pequenas. Coloquei essa flash e a placa voltou a funcionar, porem com o mesmissimo erro anterior e nada de teclado funcionar.
Mas antes disso eu já havia notado que deixando o teclado desconectado, a placa ignora a mensagens de erro tenta o boot. (esse detalhe foi importante)
Depois de algumas investidas no Google, vi que eu não estava sozinho, tem muita gente com o mesmo problema.
Nisso catando uma idéia aqui e outra ali resolvi fazer o seguinte, fazer um disquete bootavel, colocar dentro dele o AFUDOS e o arquivo ROM e fazer um autoexec.bat que chama o AFUDOS e passa os parametros via linha de comando para ele gravar a flash sem fazer qualquer pergunta. E quando a placa fizer o POST, faço hotswap da flash para colocar a flash original da placa e não detonar a flash da outra placa. Perfeito!
A linha no autoexec.bat foi essa: afudos 070525M2s.rom /p /b /n /c /x /reboot
Faço o disquete, ligo o um floppy na placa e nada… Mas e óbvio, como não notei? O POST acusa erro na controladora de floppy. Resolvi tentar via USB, afinal a maioria das placas atuais tenta boot pela USB. Nada…
Restava testar pela IDE. Pra tirar a prova, peguei um HD que estava na bancada aqui que tem windows instalado, liguei na placa e funcionou, o windows começou a ser carregado.
Nisso me lembrei que eu tenho um adaptador CF -> IDE com um cartão de 2Gb. Coloquei o cartão no leitor aqui do PC, joguei todos os arquivos dentro do cartão, assim que a plada deu o bip do POST, fiz o hotswap e… voilá!
Boot, carga do AFUDOS, flash gravada e reset.
Enfim problema resolvido.
Pior do que isso só uma MSI que eu acabei ganhando aqui, que aconteceu um problema similar, só que esta placa não entra no setup nem a pau, ao apertar DEL o cursor fica piscando no canto da tela e mais nada. O mais curioso é que a placa funciona normalmente. Essa eu ainda não consegui achar uma solução para o problema.
|