|
|
Ontem quando eu estava “brigando” com o sisteminha de enquetes, por um momento me passou um flash pela cabeça.
O primeiro site que fiz na minha vida, eu o desenhei atrelado a largura de 640 pixels, que era a resolução usada na maioria esmagadora dos computadores. Com o passar dos anos a resolução que chamarei de “média” foi aumentando.
Na segunda revisão do tal site, o fiz com resolução meio-dinâmica, ainda atrelado ao minimo de 640 de largura e o máximo de 800 pixels.
E ontem estava olhando um outro site que fiz, coisa mais recente. O fiz com tamanho totalmente dinâmico, ou seja, ele ocupa a largura total da janela disponível, seja qual for. Obviamente, existe uma largura minima para as coisas caberem na janela sem ocorrerem problemas de visualização.
Atualmente a largura média dos monitores esta ainda em 1024. Mas com a inundação dos monitores LCD Wide-Screen, essa realidade deve mudar muito em breve.
O que eu quero dizer com esse blábláblá todo? Simples, não me passa pela cabeça como tem ainda hoje em dia tem webdesigner que limita a largura a um valor fixo.
O UOL até pouco tempo atras era assim, sobrava uma bela de uma faixa na lateral direita, em branco.
Vira e mexe eu tropeço em algum site ou blog que ainda usa essa técnica. Fica espremendo o conteúdo no lado esquerdo da tela, enquanto sobra um monte de espaço vazio a direita. Custa repensar o layout e deixar a largura dinâmica?
Quando eu meto o pau em linux, digo que é uma bosta, um lixo, os mais xiitas querem me pegar de pau. Mas veja a historinha de hoje.
Catei um exemplo simplérrimo de uma enquete que grava os dados em arquivo texto, toda feita em PHP. Coisinha simples, baba de usar.
Mexi daqui e dali, e integrei ela em um site meu. Fiz todos os testes no servidor local aqui (apache em cima do windows 2000 e php5). Tudo funcionou perfeitamente, uma maravilha.
O mexe-mexe foi basicamente formatação da parte html e css, ou seja não mexi em nada no engine, exceto fato de mover os “bancos de dados txt” pra um diretório, obviamente modifiquei o path no script e tudo joia. 1000 maravilhas aqui no servidor windows.
Dai subi o arquivo pro servidor web que ronda em…. linux lixux. Adivinha o resultado?
Contei exatamente TRÊS QUATRO erros cabeludos.
– Alerta de divisão por zero quando a enquete esta com zero votos.
– Não consegue gravar nem a poder de macumba nos arquivos, mesmo dando chmod 666, e tudo se passa lindamente como se tivesse gravado e não dá um erro se quer.
– Dá um alerta pra lá de bizarro na função FREAD.
– Consegui criar 6 arquivos com caracteres proibidos no nome, tal como “enquete\data.txt” que não é apagado por nenhum cliente FTP, pois dá erro 550, prohibited file name. (Edit 21/01/2010: Consegui apagar, a dica esta aqui: https://www.crashcomputer.com.br/?p=1290)
Não é lindo?
O que tive que “desmanchar”:
– O alerta de erro de divisão, resolvi da forma tosca… todas enquetes sempre irão sair com um voto… o meu. Dai não dá o erro.
– E não gravou nem a pau, pedrada e o cacete que for no diretório /enquete. Tive que mover os arquivos txt pra RAIS do servidor e remover o caminho para o diretório. Dai gravou…
– O erro da função FREAD, em um fórum alguém deu duas dicas: Não deixar nenhum dos dois arquivos vazios (quando criar a enquete) e colocar uma @ antes da função FREAD
Tempo gasto na operação “fazer o que roda bem no servidor windows, rodar meia boca no servidor linux, entre um milhão de googleadas”: 3 horas.
Tempo que gastei (antes) pra modificar a enquete: 40 minutos.
É pra matar ou não?
Depois disso eu continuo dizendo… linux é um merda… viva o Windows com todos os seus bugs e defeitos, mas esse qualquer um com um minimo de conhecimentos conserta ou remenda.
|