Aprende besta… churrasco mal passado, sangrando, nem todo mundo come. Já ao ponto todo mundo come, mesmo quem gosta de espetar a vaca crú.
Então, em certos casos é melhor nivelar por baixo, né?
Pois ir em um almoço onde a única opção era churrasco e o “cardápio” era:
– Vinagrete (que eu nem passo perto)
– Pão de Alho
– Arroz
– Farinha de mandioca torrada
As carnes vindo a conta-gotas (e isso porque eu não sou daqueles que se farta em churrasco, 3 ou 4 pedaços ao ponto me basta) e no ponto de “mugindo ao espetar o garfo”, a única coisa menos crú era a linguiça.
Resultado, você passar o almoço com duas rodelas de linguiça, três fatias de pão de alho e 4 garfadas de arroz com farinha (que fica seeeco pra cacete), ninguém merece.
Por pouco eu não “levantei” acampamento e fui procurar um restaurante.
O que salvou a pátria foi o bolo de nozes com coco.
Coitado foi meu primo que cedeu a casa e tenho certeza que passou vergonha na frente dos convidados. Eram umas 15 pessoas no almoço e pelo menos 5 que eu sei falaram a mesma coisa.
Como diz o Tio Patinhas: Quem nasce pra tostão, nunca chega a milhão.
Ainda tem um mega-sapo entalado na garganta pra falar sobre “cúnhado”, mas esse eu ainda estou reunindo as fotos pra ilustrar o tamanho da CAGADA!
p.s. É uma pena que provavelmente ele nunca vai ler isso aqui.
p.s.2 Post rascunhado diretamente do front, no calor dos acontecimentos, pra não perder nenhum detalhe. Depois eu publico.
Já tem um pouco mais de 6 meses que esse post esta “engavetado” aqui esperando pra se publicado, mas faltando uma revisão no que escrevi, selecionar as fotos, etc…
A história começou mais ou menos assim.
Pouco antes do Carnaval de 2010 um amigo precisou de fazer um “treco” usando uma câmera, que ao mesmo tempo que desse o vídeo no LCD da câmera, também permitisse usar a sua saída de vídeo composto.
Eles fizeram os testes usando uma DSC-P92 que funcionou perfeitamente. Dai pra entregar o produto ao cliente (que era 2 unidades) compram na Sta Ifigênia duas Sony DSC-W310. Dai a surpresa! A W310 não faz isso, ao conectar o cabo de vídeo, ela desliga o LCD. Entraram em panico!
Dai um amigo que trabalha com esse amigo (os dois são meus amigos) sabia que eu tinha um DSC-P92 aqui e me propôs uma troca pau a pau. Fiz a troca pra tirá-los do sufoco e não pensando em qualquer outra coisa.
Ai que veio a surpresa. A DSC-W310 é uma câmera low-end, das mais baratas e é beeeeem ruizinha. Veja uma comparação de imagens da DSC-P92 e da DSC-W310
DSC-W310
DSC-P92
DSC-W570
Como podem ver, a W310 tem problema de perder o foco nas bordas da foto (compare olhado os pés das figuras de amine), tem problemas de cores (cores lavadas), e tem um ruido infernal no cor preta. Reparem que ela estoura o brilho também.
Veja um exemplo do ruido que a DSC-W310 tem, neste recorte de uma foto feita com uma DSC-W310.
Fiz uns testes com a W310 por uma semana e realmente não gostei da câmera. Dai perguntei onde tinham comprado a câmera, lá na Sta Ifigênia, e aproveitando que eu teria que ir a São Paulo, telefonei antes para o vendedor e pergunte se ele faria a troca, e eu voltaria a diferença pra pegar uma câmera melhor. A escolhida tinha sido a DSC-W350 que é um pouco melhor, já tem um sensor de imagem melhor, usa lentes Carl Zeiss e custa uns 40 ou 50 reais a mais com esse vendedor.
Ele (o vendedor) disse que sem problemas, se a câmera estivesse com a caixinha e os selos de garantia (e estavam). No dia que estive lá, o vendedor me veio com o papo que não tinha DSC-W350. Resultado, voltei pra casa com a W310. Mas antes perguntei a ele quando teria, e que dali uns 15 dias eu retornaria a São Paulo e se daria pra fazer a troca.
Passaram os 15 dias, voltei lá e a desculpa foi a mesma, não tinha a DSC-W350 para trocar. Ai eu já desconfiei que era má vontade do vendedor, pois da rua mesmo, uma 1/2 hora depois eu liguei pra la, do celular e perguntei se tinha a DSC-W350 a pronta entrega. Adivinha??? Tinha. Mandei tudo a merda e voltei pra casa com a DSC-W310.
Nisso eu tive tempo pra pesquisar com mais calma sobre a DSC-W350 e outras alternativas. Depois de muito ler e ver reviews e fotos de teste, acabei optando por uma DSC-W570.
O que me encantou nela?
– Mesmo tamanho e estilo da DSC-W310/350
– Filma em HD
– Zoom ótico de 5X
– Lentes Carl Zeiss
– Faz fotos panorâmicas
– E o Zoom disponível durante a filmagem! Coisa que as anteriores não tinha.
Nisto ofereci a DSC-W310 para um amigo aqui da cidade e ele se mostrou interessado. Acabei vendendo pra ele em 2 vezes.
A entrega foi rápida, veio com todos os acessórios e brindes oferecidos. Veio com nota fiscal e a garantia de 90 dias. A câmera não tem menu em português o que indica que não foi comprada no mercado nacional, provavelmente EUA ou Europa por ter os idiomas: Inglês, Frances, Italiano e Espanhol.
Pra mim isso não representa qualquer problema, deixei e Inglês e pronto.
A resolução é de 16.1 mega pixel. Da pra fazer fotos enoooormes.
A curiosidade das câmeras Sony recentes, todas estão vindo com suporte a cartão SD! Nesta aqui até da pra entender, pois pra filmar em 720p a 30fps, ela exige um cartão no minimo classe 4, caso contrario não filma, pois não há largura de banda suficiente pra gravar e há perda de dados.
Aqui veja uma sequencia de 5 fotos, testando o zoom ótico.
Zoom de 1x (sem zoom)
Zoom de 2x
Zoom de 3x
Zoom de 4x
Zoom de 5x
Um teste de macro.
Um teste de filmagem usando o zoom ótico
Um teste de filmagem em macro.
E um teste de panorâmica.
Pra dizer que nem tudo são flores, sempre tem um mas… o sujeito que projetou o gabinete desta câmera é um jumento. O plastico protetor do LCD é mais alto que o corpo da câmera. Dai se você coloca ela sobre uma mesa, com o visor pra baixo, vai ralando o protetor do display todo!
Cabe um ultimo comentário. Eu resisti bravamente com a DSC-P92 por um motivo, por ela usar pilhas AA. Eu achava isso uma puta vantagem, por não ter que depender de uma bateria exclusiva, e poder andar com um saco de pilhas e ter autonomia praticamente “ilimitada”. (sim, é pra rir e muito!)
Isso no final das contas não era verdade, pois a P92 era um porquinho de consumo, e é muito difícil encontrar pilhas recarregáveis de excelente qualidade.
Depois que peguei esta câmera e vi o quando dura a bateria de Li-Ion, eu NUNCA mais quero câmera com pilha AA. DSC-P92 e suas malditas pilhas, que vá com Deus!
Não… eu não reviro o saco de lixo, mas o olho de sucateiro não deixa de correr o rabo do olho, sobre o que colocam em cima das lixeiras.
Veja só o que eu catei esses dias atras numa situação dessas:
Sim, um raro Bosch Miami Marina, em ótimo estado de conservação, completo, com todos os knobs, a cinta de fixação e o módulo de potencia original.
Este radio/toca-fitas sem o módulo original não serve de quase nada, pois ele não tem amplificação interna.
O defeito? Simplesmente 2 fiozinho derretidos dentro do módulo (alguém deve ter curto-circuitado o fio da antena elétrica ao terra) e as correias do toca-fitas que estavam bambas.
O que mais me surpreendeu é que este Miami Marina esta original, inteirinho. Eu que arrebentei a tinta lacre dos parafusos. Até as lampadas ainda são as originais. Ou seja, ele estava “imaculado”.
E isso é bom! Pois fica fácil de consertar, ao contrario de equipamentos que você pega todo fuçado e mexido.
Eu peguei isso ai por um simples motivo: Tem faixa de Ondas Curtas! Você raramente vai encontrar um radio de carro novo que tenha ondas curtas. Hoje em dia só tem AM e FM e olhe lá, não vou me espantar se daqui a pouco sair só com FM.
Mas ai alguém pode vir buzinar:
– Mas… fita K7? Pô… no minimo CD… vai.
Mas ai eu digo. Até CD esta caindo em desuso. Tá abarrotado de radio de carro com entrada usb pra pendrive ou cartão SD.
Fazer isso ai tocar MP3 é bico! Deixa só eu fazer uma comprinha no DX que eu provo que dá pra reciclar essas “velharias” veteranas.
Isso ai quando foi lançado devia custar um “c* de dinheiro” como diz o Tabajara.
Detalhe… os 100W que estão escritos ali na cara dele e no módulo não é balela não! Dentro deste módulo tem 4 CIs TDA1515AQ. Cada um deles é Stereo. Ligado em bridge (BTL) cada um pode fornecer até 25Wrms. Então… 25 x 4 = 100Wrms!
Como eu odeio programador tosco que não sabe o limite da estupidez.
Veja essa presepada do gmail:
Ok, querem enfiar a nova interface goela abaixo. Diz que você pode reverter para a interface antiga mexendo nas configurações, em algum buraco obscuro e mocosado.
Tá.. se pode reverter para a interface antiga, PORQUE DIABOS não tem um botão “AGORA NÃO” ai nessa janela?
Nas minhas correrias atrás de tomadas no padrão antigo (já que soy contra o padrão jabuticaba ou tridente do capeta) eu acabei me lembrado de algo que eu já sabia que existia nos 1900 e antigamente, ou… nem tão antigamente assim.
Até um certo tempo atrás, interruptores e tomadas eram dotados de material fosforescente, ou seja, eles quando bombardeados por luz (principalmente lampadas fluorescentes) passavam a brilhar no escuro.
E olha que isso era bem comum até pouco tempo atras! Pois quando fizemos uma reforma em casa a uns 10 anos atras, boa parte das tomadas e interruptores que comprei são deste tipo.
Pode parecer idiota, mas isso facilita muito! Veja só.
Uma tomada dupla (das antigas) no claro, iluminada por luz fluorescente:
Agora apenas na penumbra, observe que já dá pra ver nitidamente a fosforescência:
E agora, no escuro (quase) total:
Agora metalize a mesma coisa num interruptor. Não é muito mais fácil de você localizá-lo em um quarto escuro, do que ficar tateando a parede?
Dai eu fico me perguntado… porque os fabricantes abandonaram isso? Custo? Modismo? Outro motivo?
O fato que todos os interruptores novos que eu comprei, acho que um ou dois apenas tem esse efeito de fosforescência, pois são mais antigos e já o resto sequer brilha mesmo fazendo o abuso de “grudá-lo” a uma lampada fluorescente e depois passar para o escuro.
Porque será que quando você tem pressa ou urgência de alguma coisa importante, uma merdinha ou demora qualquer sempre acontece?
A ultima… eu acabei esquecendo de pagar o licenciamento da minha moto. A placa é final 9.
Quando me toquei (quando chegou o extrado do ipva/dpvat) imediatamente guardei a moto, não andei mais com ela e paguei os valores devidos.
Isso aconteceu porque em geral eu pago licenciamento antecipado, e em 2011 eu tava muito ruim de grana no começo do ano e resolvi deixar pra pagar no final da placa. Dai… esqueci.
Mas a merdinha. Eu paguei o licenciamento de 2011 no dia 9 de Janeiro. E nada desse documento chegar… Geralmente chega em 2 ou 3 dias.
Ligo no Detran-SP e pergunto se tem como saber que diabos tá acontecendo. Dai dizem que eu tenho que me cadastrar no site e lá eu posso consultar o status do andamento.
… sai algo que eu queria ter feito lá por volta de 1989.
Pois é… eu pouco falo de eletrônica aqui, mas vamos lá, depois eu coloco no final deste post um link para a pagina definitiva do projeto.
Lá por volta de 1989 eu com meus 15 anos babava nas revistas Saber Eletrônica e outras. Uma certa vez, eu vi numa delas um projeto de um receptor de FM usando apenas um CI. Pra época isso era uma revolução, já que o que mais se via por ai eram circuitos com pencas de transistores.
E então eu comprei o tal do CI que fazia tudo, o TDA7000. Porem naquela época fazer placas de circuito impresso em casa era uma aventura misturada com lambança… já que eu não tinha grana pra comprar aquele kit de circuito impresso da finada Ceteisa.
Ai… o tal CI ficou jogado pelas gavetas. Alguns anos depois eu pensei em monta-lo naquelas tais placa-padrão. Não passou da idéia e o CI e um soquete soldado num pedaço dessas placas.
Ontem, meu amigo Fernando veio aqui me trazer uns diodos varicap que havíamos comprados de sócio no Ebay, e nisso ele me mostra um kitzinho que ele também havia comprado, justamente de um radinho usando o famigerado TDA7000. O kit dele curiosamente veio de Sofia, na Bulgária!
Agora olha só a coincidência. Ha alguns dias atras, revirando umas tranqueiras aqui eu encontrei um retalho de placa padrão com um CI quase que sem identificação, e eis que era o tal do TDA7000 que eu havia comprado em 1989.
Nisso eu falei para o Fernando… vamos clonar essa plaquinha do Kit? Vamos fazer uma igualzinha? E dai ele falou a palavra que eu adoro ouvir: Igualzinha? Duvido!
Dai.. nasceu:
Agora compare com a placa original:
Manualzinho que veio com o kit:
Falta uma mixaria de peças que eu não tenho aqui e compro amanhã, mas até o final de semana esse TDA7000 vai “cantar”, depois de longos 23 anos perdido em uma caixa de bagulhos…