Adicionem o novo domínio do blog aos seus favoritos! www.crashcomputer.com.br

   sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Indo ao “shopping center” – 6



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Vamos lá… quem não sonhou em ter um desses aqui lá no século passado? o:-)

walkman_brooksonic_tsg45

Não… esse ai não foi achado nos “shopping-center”. Calma que eu já explico.

Esse ai eu fiz um rolo com um amigo de escola (Josué Mariotto) lá por volta de 1989, só que ele tinha um “pequeno” detalhe. Estava TODO desmontado dentro de uma caixa de sapatos, e estava com o CI amplificador de áudio queimado. Quando eu digo desmontado, não era só com todos os parafusos soltos, todos os fios da placa também tinham sido des-soldados! o_O

Deu um PUSTA trampo pra remontar.  Teve coisa que eu praticamente precisei adivinhar onde ia. Mas… depois de umas duas ou três semanas eu consegui juntar as peças e soldar os fios nos lugares certo.  E tudo funcionava, mas… tinha um problema. :aiaiai:

ficha_dddAi faltava o bendito CI de áudio, um tal de TD2822M. Isso ai naquela época, simplesmente não existia aqui nas duas únicas lojinhas de eletrônica da cidade. Comprar em São Paulo? Bom… só se alguém que fosse pra lá, e estive realmente com vontade de procurar. Naquela época não existia internet né? Dai o único jeito era camelar na Santa Ifigênia, ou gastar uma baba com fichas de telefone DDD e ligar nas lojas e contar com a “boa vontade” dos vendedores pra procurar manualmente no estoque, já que computador era um troço caro e informatização de estoque era utopia pra muitos.

Bom… eu muito sacana que sou dei o meu jeitinho… botei dois capacitores ligando os pinos de entrada do CI nos pinos de saída do CI, resultado: Eu tinha um sinal no jack P2 stereo equivalente a um line-out! Dai ligava isso num amplificador de áudio externo e boa… tinha um toca-fitas stereo! Coisa que eu não tinha condições de ter em 1989.

Passado um tempo (acho que cerca de uns 6 meses)  :time: e nem lembro como, consegui uma sucata de um outro Walkman Brooksonic e… aleluia!  :yahoo: Tinha o tal CI! Dai fiz o transplante e o Brooksonic TSG-45 ficou inteirinho! :good:

E usei muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito esse Walkman! Foi meu receptor de FM titular para as diversas experiências com rádio pirata eheheh }:D . Até que um dia, muitos anos adiante apareceram aqueles primeiros diskman que tocavam MP3 (saiu até review meu no site da Central MP3), dai o pobre Brooksonic ganhou um descanso. (ok… eu tenho também um Aiwa TX676 que veio antes do mp3 player, mas deixa isso pra lá…)

Agora pula uns bons anos… :time:  pra ser exato por volta de Outubro 2013. Na folia de reativar meus velhos equipamentos de som, achei o pobre Brooksonic perdido em uma gaveta. Porém… o estado estava lastimável!

Pilhas haviam vazado dentro compartimento. A correias do toca-fitas já eram. Por causa do vazamento das pilhas, os potenciômetros do equalizador foram pro brejo. A lambuzeira das pilhas no compartimento de pilhas, da pra lavar e neutralizar, correias compra-se novas na casa das correias. Mas e os potenciômetros do equalizador? Esse seria um problema!

Mas quem disse que sorte não existe e ela não anda por caminhos tortuosos?  :tooth: Umas duas semanas depois de ter desenterrado o Brooksonic, o que eu e o meu amigo Fernando achamos lá na reciclagem “biohazzard”?

SIM! Um Brooksonic TSG-45!  8-D O estado externo dele era uma lástima… faltando teclas da maquina do toca-fitas, silkscren totalmente destruído, visor da tampa de fitas amarelado, sem tampa de pilhas e sem a mascara dos potenciômetros do equalizador.

Mas os potenciômetros estavam perfeitos! Comprei por uma mixaria (mixaria mesmo!) e trouxe embora. Desmontei e vi que inclusive a placa de circuito impresso dele estava muuuuito melhor que a minha. Com isso eu resolvi transplantar a placa desse para a caixa do meu, usei a minha máquina do toca-fitas, comprei correias novas e montei tudo de novo! E.. renasce o meu velho Booksonic TSG45! Funcionando perfeitamente tal como novo. (lol)

Só o gabinete do meu que não está muito bonito, carrega as marcas do tempo e dos tantos “rolês” que ele deu pelas ruas.

A bolsinha que está embaixo dele não é a original que vinha com ele. Mas tem exatamente o MESMO tamanho! Também veio de reciclagem. Era de uma fonte de notebook da noteship.

O fone de ouvidos “da epoca” eu também tenho, veio também de passeios no “shopping center” eheh. :-o*

Edit: Esqueci de postar a foto dos restos que sobraram, e estão devidamente guardados como peças de reposição.

walkman_brooksonic_tsg45_sucata

E o mais curioso! A Brooksonic tem uma pagina na internet que parece que parou no tempo!  o_O Olha a cara do site. Inclusive tem uma pagina do TSG-45 lá! :-z



   sábado, 25 de janeiro de 2014

A conversa mole dos defensores da nbr14136…



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Incrível como este assunto me encontrou duas vezes nessa semana. A primeira delas foi na PiclistBR, onde eu postei uma foto que já foi publicada aqui no blog, em um tópico lá na lista, onde falava-se sobre a fosforescência residual de algumas lâmpadas fluorescente compactas.

Dai meu grande amigo Poças, obviamente não perdeu a piada, né? Disse que eu deveria tocar a tomada da foto, por um modelo ultra-moderno do tipo jabuticaba ou tridente do capeta. Claro que era piada pra me espetar. }:D

Mas dai veio a segunda carga… o Kim faz um post no facebook de um  blog onde pessoas cheias de orgulhos pela nbr14136 exaltam as “qualidades” do padrão jabuticaba e ele reclama justamente do problema de incompatibilidade com o resto do mundo. Claro que eu não pude deixar barato e nem perder a chance de mostrar a minha opinião e soltei a imagem abaixo nos dois casos. E pelo menos no facebook a coisa pegou fogo como de costume. :hot:

tomada_jabuticaba

Eu vou insistir até o final dos tempos é que toda essa propaganda que fazem, tem muita enganação pra “vender” a idéia que de foi uma boa troca. Tudo começa com a imagem abaixo onde querem me enganar que existem (ou existiam) todos esses padrões de pinos na Banânia…

tomada_jabuticaba_me_engana_que_eu_gosto

Sei…  :aiaiai: Alguém (revista época) quer me enganar que tinha tudo isso circulado nas lojas aqui na Banânia…  dessa lista ai eu nunca vi rodando nas prateleiras brasileiras os números: 2, 3, 6, 7, 8, 10 e 12…

Os números 1, 5 e 9 encaixam perfeitamente na tomada universal 2 pinos + terra. Vale lembrar que os tipos 1 e 5 são os usados nos EUA e Japão, que estão pouco SE LIXANDO pro padrão iec 60906-1 que é de onde veio a maravilhosa tomada jabuticaba, e o tipo 9 é o conhecido Europlug que é praticamente a mesma que sempre usamos por aqui e serve nas tomadas universais.

O tipo 4 da foto eu dou margem a dúvida se é a legítima jabuticaba ou se é o padrão Suíço que não é compatível com o tridente do capeta. E por fim o tipo 11 é o modelo australiano que era usado em tomadas de ar condicionado. Esse tudo bem, eu considero o patinho feio… o ponto fora da curva. Mas isso não importa, porque ninguém arrasta um aparelho de ar condicionado de um lado pro outro.

Então a revista, os engravatados do inmetro e vários fabricantes querem me enganar que isso tudo ai existia por aqui? Ah tá… me engana que eu gosto. :sarcastic:

O problema é que com ou sem jabuticaba, vai continuar uma ZONA, até pior, pois… quem tem aparelhos antigos, não vai trocar o plug se por acaso de separar com a maravilha jabuticabesca brasileira, vai socar um LINDO adaptador e boa..  e o pior… vão continuar fazendo gambiarras.

Duvida? Olha só em uma pequena pesquisada no google imagens o que eu achei:

tomada_jabuticaba_gambiarra1tomada_jabuticaba_gambiarra2tomada_jabuticaba_gambiarra3

Ou seja… as pessoas vão continuar fazendo gambiarras e estarão sujeitas a choques elétricos de qualquer forma.  :X.: Estarão se expondo a riscos como sempre, ou até mais, por conta da enxurrada de adaptadores que entraram no mercado.

tomada_jabuticaba_adaptadores

Só mostro quatro tipos ai na imagem porque eu não estou com saco pra ficar editando imagens. Mas lembrem-se que as gambiarras vão continuar a rodo… mais uma? Respira fundo!

tomada_gambiarra_das_brabas

Bonito né? :-o*

Mas então… o que me deixa mais PUTO é que a nbr5410 OBRIGA a instalação de um dispositivo que tem por finalidade evitar um dos problemas que apregoam que a nova encrenca deve resolver, os choques elétricos. Veja essa imagem abaixo, que foi postada pelo Jefferson em seu antigo blog:

tomada_jabuticaba_bebe

Olha a imagem acima… é do site da Siemens… Agora imagina o bebê com um prego ou qualquer outro objeto metálico nas mãos e de curiosidade enfiando justamente no buraquinho da fase na tomada acima… desastre ou até mesmo fatalidade na certa né?

Mas o que é então que evita choques elétricos, desligando o sistema como numa suposta ocorrência acima?

O Interruptor Diferencial Residual.

E a obrigatoriedade da instalação do mesmo vem desde 1990! Alguém cobra? Alguém fiscaliza?

Mas pra que serve o IDR, ou DR como é chamado? Ele verifica se há fuga de corrente, como no caso de um choque elétrico e desliga todo o circuito. É esse “bicho” ai embaixo:

dr_bipolarNão me assusta ou surpreenderá em nada, se daqui uns tempinhos alguém vier e dizer que a troca das tomadas não resolve o problema da segurança contra choques elétricos fazer valer a nbr5410 e obrigar a instalação do DR. Justamente porque a desgraceira do tridente do capeta não resolve esse problema em 100%.

Por isso que eu não engulo essa porcaria de padrão, fiz e continuo fazendo estoque de tomadas universais:

tomadas_ferro_velho_5

Sim… 100% de tomadas descartadas nos ferros-velhos, que eu pego, limpo, lavo, recupero e guardo. :tooth:

Só pra não perder a piada (que não vai ser piada):

tomada_jabuticaba_na_copa_ahahahahah

Edit: No post ali da revista época, onde eu peguei a imagem “o que entra, o que sai”, os únicos três comentários que tem por lá, refletem exatamente o que eu penso.

Edit 2: Fiz algumas correções no texto, e acrescentei alguns links.



   terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Indo ao “shopping center” – 5



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O último post que fiz das idas o meu tipo de shopping favorito foi em outubro, mas nem por isso eu parei de fazer as visitas ehehe. Muita coisa interessante apareceu e eu acabei esquecendo de postar.

Mas vamos a duas particularmente interessantes. :D

Essa eu peguei na reciclagem:

luminaria_mesa_ferro_velho_1

Estava sem o soquete (e a lâmpada obviamente…) um soquete novo, uma limpeza e…

luminaria_mesa_ferro_velho_2

Funcionando! Ela ficou lá em casa na minha escrivaninha onde fica o MSX e o PC. Faz tempo que eu queria uma assim. :-P

A segunda foi esse forno de microondas, esse não foi no ferr0-velho, mas peguei antes que fosse pra lá… peguei na frente de uma casa, antes que os catadores de sucata passassem.

forno_microondas_1

Defeito? Um varistor explodido e essa explosão do varistor rompeu uma trilha na placa.

Varistor trocado e trilha refeita, funcionou! :good:

forno_microondas_2

Também precisei trocar o teclado pois estava ruim, ficava com a tecla “9” presa o tempo todo.

Magnetron perfeito, transformadores perfeitos, gabinete perfeito, sem pontos de ferrugem na cavidade do forno. Enfim, acho que jogaram fora por terem ligado inadvertidamente em 220V pois ele é 127V, e explodiu o varistor. E no mínimo acharam que não deveria compensar o conserto.

O varistor que usei? Claro que era de alguma sucata que eu desmontei!

Enfim… calcule o quanto eu deixei de gastar ai e o que eu salvei de ir pro lixo. 8-)

[ Ouvindo: Steve Winwood – Night Train (1981)]


   sábado, 18 de janeiro de 2014

O inferno chamado Google+



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

google_plusSe tem uma coisa que eu não gosto é ter que levar um “opcional na marra”  junto com alguma coisa, e uma dessas  é essa merda chamada google+.

O google está tão filho-da-puta com a sua “menina dos olhos” que está fazendo mundos e fundos para engordar a base de usuários de sua rede social, na marra é claro.

A que mais me aborreceu foi a obrigação de converter a conta do YouTube pra google+ pra poder comentar, e ainda assim aquela porcaria vive me enchendo o saco com o nome de usuário. Orra! Eu já cliquei um bilhão de vezes em… manter meu nome atual e via e mexe aquela coisa pergunta de novo se quero usar o nome da conta google+.

Mas a gota d’água mesmo é receber zilhões de notificações de uma rede social que eu sequer entro pra olhar.

Portanto, hoje eu loguei naquela porcaria e desmarquei TUDO o que foi possível de notificações, avisos, alertas, o escambau.

Juro que o próximo email que eu receber do google+ eu marco como SPAM sem dó.

E avisando aos amigos e navegantes… Não adianta me adicionar a círculos ou o que valha, eu me recuso a usar a rede social do google. Me basta o Gmail.

[ Ouvindo: Lulu Santos – A Cura (1988) ]


   sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Calendário 2014



1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Todo ano eu ativo o contador regressivo para a data que o brasil efetivamente começa a funcionar… ou seja, depois do bundalelê. :bad:

Só que… ativo ou não ativo esse ano, já que:

calendario_2014

É… esse ano vai ser FODA trabalhar. Eu quero trabalhar, mas o Lisarb não ajuda. 8x

[ Ouvindo: Ney Matogrosso – Por Debaixo Dos Panos ]


  Melhor visualizado a
1024 x 768 True color
Proudly powered by WordPress. Theme developed with WordPress Theme Generator.
E altamente gambiarrado por mim mesmo :)
Copyright © 2010 by Crash Computer. All rights reserved.