Mais uma da série: Do lixo ao Luxo.
Depois de ter recuperado da sucata uma placa de portão, agora a vez foi da maquina de portão. Uma antiga máquina da marca Portal, que até onde sei não é mais fabricada. O CNPJ hoje pertence a PPA. Seria a PPA a própria PPA a antiga Portal renomeada? (Edit em 24/08/2024. PPA significa justamente Portal Portões Automáticos. Então a PPA é a Portal).
Bem, o fato que depois de recuperar a placa, fiquei pensando na maquina. Já tem tempos que eu estava de olho nos “Shopping Center” (ferro-velho) pra ver se encontrava uma maquina recuperavel. O fato que não achei nada!
Ai resolvi perguntar para os amigos. E meu amigo Fernando me conseguiu com um amigo dele essa máquina usada a módicos R$80.00
Essa maquina foi fabricada em 09/1991! Pelo visto nunca deu problema, tudo nela estava original.
Olha o estado que estava:
Feia né? Bem, desmonta-se tudo pra verificar o estado interno da caixa de redução, o estado do motor e dos rolamentos. Da pra ver na foto acima que tinha algo quebrado. Era o suporte do antigo sistema de fim de curso, com uma rosca e microswitch. Mas esse sistema não é grande coisa, vou utilizar o sistema com reedswitch e imãs. Melhor e mais preciso.
A única coisa que não prestava eram os rolamentos. O maior estava totalmente travado e o menor fazendo muito barulho. Dois rolamentos novos e pronto. E nem foi de primeira linha, como o uso é curto e esporádico, não precisa usar rolamentos de primeira linha ai.
Lavei todas peças com água raz pra limpar toda a graxa velha, sujeira de óleo, poeira, etc. Tudo colocado pra escorrer a sujeira em cima de um jornal e dai foi pro banho com água sob pressão.
A chapinha de alumínio lá da primeira foto, que estava toda torta, suja depois de um talento ficou assim:
Peças lavadas, caixa de redução toda montada enquanto esperava a tinta secar, pois pintei toda a carcaça externa do motor. O capacitor de partida saiu de um motor pifado de tanquinho e esse sindal veio de alguma outra sucata. Sei lá do que era.
Tudo montado, testado e pronto pra ser utilizado. Por enquanto vai ficar guardado junto com a placa.
Como a grana tá curta, esse portão vai sair em “parcelas”. Vou comprar o resto do material aos poucos. Os próximos devem ser a cremalheira e rodinhas do portão. Curiosamente o portão está saindo “de trás pra frente”.
Pro fim vai ficar as ferragens. No fim está sendo interessante comprar os itens menores que é mais fácil de guardar e ocupa pouco espaço e deixar pro fim as parte maiores e que requerem ser usadas rapidamente, a ferragem por exemplo pode enferrujar se ficar muito tempo parada sem pintura.