Ontem quando eu estava “brigando” com o sisteminha de enquetes, por um momento me passou um flash pela cabeça.
O primeiro site que fiz na minha vida, eu o desenhei atrelado a largura de 640 pixels, que era a resolução usada na maioria esmagadora dos computadores. Com o passar dos anos a resolução que chamarei de “média” foi aumentando.
Na segunda revisão do tal site, o fiz com resolução meio-dinâmica, ainda atrelado ao minimo de 640 de largura e o máximo de 800 pixels.
E ontem estava olhando um outro site que fiz, coisa mais recente. O fiz com tamanho totalmente dinâmico, ou seja, ele ocupa a largura total da janela disponível, seja qual for. Obviamente, existe uma largura minima para as coisas caberem na janela sem ocorrerem problemas de visualização.
Atualmente a largura média dos monitores esta ainda em 1024. Mas com a inundação dos monitores LCD Wide-Screen, essa realidade deve mudar muito em breve.
O que eu quero dizer com esse blábláblá todo? Simples, não me passa pela cabeça como tem ainda hoje em dia tem webdesigner que limita a largura a um valor fixo.
O UOL até pouco tempo atras era assim, sobrava uma bela de uma faixa na lateral direita, em branco.
Vira e mexe eu tropeço em algum site ou blog que ainda usa essa técnica. Fica espremendo o conteúdo no lado esquerdo da tela, enquanto sobra um monte de espaço vazio a direita. Custa repensar o layout e deixar a largura dinâmica?
Custa sim, Sturaro. Dá trabalho! :P
Eu creio que dá mais trabalho fazer o site amarrado a uma largura fixa do que com largura free. O que eu quis dizer é porque não se pensa desde o zero em fazer isso.
Em tempo, veja este site que "gracinha" que ele fica, principalmente em um monitor de 17 polegadas pra cima:
https://www.apolo11.com/workshop/
Duas barras azuis ENORMES da esquerda e a direita e o conteúdo todo amarrotado no centro.
Comentários de Luciano: 479