Láááá em 2004 eu fiz três posts falando sobre receber imagens de satélites meteorológicos.
E a mais ou menos uma semana eu retomei este assunto, depois de conseguir montar um receptor caseiro mais adequado ao serviço, construir a antena correta (antena QFH), instalar um pré-amplificador de antena (booster), deu pra conseguir um resultado palpável…
Os posts de 2004 são estes:
Satélites e afins.
Os satélites.
Satélites parte II.
De lá pra cá muita coisa mudou, os satélites daquela época só restaram dois em serviço, NOAA 15 e NOAA 17, e foram lançados/ativados outros dois novos, NOAA18 e NOAA19. Mas nem tudo são flores, o National Oceanic and Atmospheric Adminstration (que é um órgão americano) não irá mais lançar satélites com o modo APT (este modo que é possível receber em casa com equipamentos simples), o ultimo com este modos foi o NOAA19.
E a vida útil dos satélites que estão é orbita é estimada até 2017. Logo o negócio e brincar enquanto temos satélites.
Os resultados que tenho conseguido podem ser visto aqui: https://www.py2bbs.qsl.br/wx.php
Se você comparar a as imagens atuais com o que eu tentei captar em 2004 nem chega ao pés do que eu consigo agora, e olha que o resultado atual ainda não esta 100%! Mas estou planejando melhorias para atingir o máximo de qualidade possível.
O mais curioso de tudo é que recebi um comentário num dos posts de 2004 perguntando sobre o uso do Orbitron, poucos dias depois de ter retomado as experiências, e isso me fez lembrar destes posts de 2004 que eu nem lembrava mais!
Uma pouco sobre como pode-se receber estas imagens, pode ser lido aqui e aqui. Mais sobre o assunto o pai Google pode responder.
Technorati Tags: satélites, meteorologia
Fiquei impressionado ao ver a quantidade de pontos se movendo na tela. Não tinha a mínima idéia que existiam tantos satélites em órbita da Terra.
Comentários de Marcos: 10
Pois é… se você mandar mostrar todos os satélites cadastrados no orbitron é de cair o queixo!
Mas atente-se a uma coisa! Tem muitos satélites de fins militares e de sondagem que estão em órbita e não são divulgados ao publico.
Some a isso também os satélites desativados.
Tem uma imagem por ai na internet que mostra mais o menos a quantidade de "coisas" (incluindo lixo) que orbita a terra, é bastante interessante.
Comentários de Luciano: 479
Oi Luciano,
Acho que tem uma letra trocada no texto:
(este modo que é possível receber em cada com equipamentos simples),
Não seria “possível receber em casa”?
Gostei do receptor que vc montou.
Ótimas imagens. Ficou realmente muito bom.
Tive um receptor Hamtronics que ficava ligado direto e scaneando 5 canais. Mas como não tenho mais espaço (apartamento) acabei vendendo…
73’s
Comentários de Albino: 5
Ah… isso acontece, pois o S fica ao lado do D no teclado eheh, a ideia era fazer exatamente isso como esse receptor, mas dai caiu a ficha que eu tenho um PCR-1000 e o WXtoIMG controla ele com um pé nas costas, adivinha o que aconteceu???
Comentários de Luciano: 479
Pois é….Vou tirar o meu PCR-1000 da caixa.
Grande idéia!!
73’s
Comentários de Albino: 5