Tem uma coisa que estou observando já tem meses, é a tal da “taxa de isolamento” informada pelo desgoverno de SP, baseado nos dados das operadoras de celular.
Segundo li, a técnica baseia-se na triangulação do usuário feito pelas ERB de celular. Aqui na cidade a coisa oscila sempre porcamente entre 40 e 60%. E eles usam um valor que se o deslocamento for maior do que 500 metros (acho que é esse o valor), considera que o usuário “saiu de casa”.
Mas ai quem conhece bem a fundo esse pântano sabe a bomba que é esse método de monitoramento. Quem usa jogos de celular baseado em GPS (ex. Pokemon Go e Ingress) sabe que se você desliga o GPS real e dá uma engambelada no jogo pra ele se virar com o tal do eGPS, vê a loucura que dá de vez em sempre, do tipo você está no seu bairro e quando vê dá um salto pra 3km longe, lá no centro da cidade.
E tem mais, a coisa piora quando se pensa no celular dual-chip. O meu mesmo é dual, tem duas linhas então quer dizer que se eu me movo conto como duas pessoas. E se eu disser que conheço várias pessoas quem tem até três linhas e andam com todas no bolso?
Então como confiar nessa tal de taxa de isolamento totalmente furada? É só pra rir mesmo
Isso me lembra o caso de um cara que criou um congestionamento “virtual” pra mostrar como esses programas tipo Waze funcionam pra indicar o congestionamento em uma via. De fato usando o Waze já peguei ele indicando que havia congestionamento em algum lugar da cidade aqui e estando no lugar e vendo que não tinha absolutamente NADA de congestionamento!
1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.