Sabe aquela sobremesa que você come um pedaço e quer comer tudo? É esse pudim. E o mais legal, ninguém acredita quando você diz a receita. É tão simples que até uma criança faz!
O que você precisa:
9 Ovos
300ml de suco de laranja (usei 6 laranjas pera graúda e bem madura)
1 xícara de chá de açúcar
Sim, é só isso!
Quebre os 9 ovos um por vez (pra evitar surpresas) em um copo e vá colocando tudo numa tigela. Apenas mistures os ovos sem bater, simplesmente estoure as gemas e misture tudo.
Feito isso acrescente o resto dos ingredientes e misture até ficar homogêneo.
Mistura feita, peneire a massa 3 vezes. Porque peneirar? Reza a lenda que deixa a massa mais leve, mas na verdade é pra misturar muito BEM os ovos, pois sempre alguma parte acaba ficando inteira, como a calaza por exemplo (aquela parte mais espessa da clara).
Pegue uma forma de pudim (aquela com um furo no meio) e faça uma calda de açúcar queimado. Diria que a calda é até mais difícil que fazer o próprio pudim!
Eu faço assim, pega a forma, despeja 2 xícaras de açúcar, 1 ou 2 colher de sopa de água, coloque uma e mexa, até virar uma pasta, se não der, coloque mais uma. Com um pano (ou luva) leve a forma ao fogão e vá aquecendo até o açúcar começar a derreter, vá girando a forma de modo que vá derretendo todo o açúcar. Cuidado pra não queimar, senão fica amargo! Quando tudo estiver derretido e com uma cor dourada, tire do fogo e espalhe por todas bordas da forma.
Deixe esfriar um pouco e coloque a massa na forma.
Asse em banho maria. Não sabe o que é? Eu fiz assim, peguei uma forma maior que coube a forma do pudim dentro, coloquei água até quase encher a forma maior. Coloca as duas no forno preaquecido e asse por cerca de 70 a 90 minutos, depende a potencia do seu forno. Aqui fiz em 80 minutos.
SEMPRE olhe a forma pra ver se não está sem água, complete se necessário. Não deixe faltar água.
Tire do forno depois de assado e deixe esfriar muito bem! Não recomendo colocar na geladeira porque senão a calda endurece.
Com ele frio, hora de desenformar. Uns tapas nas laterais da forma ajuda a descolar. Vire num prato grande e voilá!
Não venha reclamar aqui depois se comer o pudim inteiro de uma vez! É muito leve e delicioso. Ele tem um sabor levemente cítrico e nada de gosto de ovo.
Tá estranhando uma receita aqui? Olhe o titulo do blog. Aqui eu falo de tudo, do que me der na telha!
parece bom so pela foto
Comentários de jonni: 2
Qual temperatura no forno ? 😁
Comentários de Carlos Andrade: 47
O forno de casa só tem duas temperaturas, alta e baixa (forno a gás), no caso assei em na alta.
Mas eu chutaria que deve ser os famosos 180 graus. Pois sei que dá pra assar esse pudim também na boca do fogão, usando o banho maria.