Ultimo post do ano e vamos destilar o veneno contra minha “querida” Caixa Econômica Federal.
Imagina você passar o final de semana, sem poder usar seu cartão de débito, porque teve a senha bloqueada na sexta-feira no final da tarde.
Acostumado com o Bradesco, que tudo se resolve em “dois palitos”, lá vai o boboca aqui ligar no helpdesk da caixa. Depois de perambular pelos infinitos menus, consigo falar com um atendendo.
Me identifico, e digo que preciso desbloquear a senha do cartão, que esta bloqueada por erro de digitação da senha. Dai recebo a fatídica noticia:
– Senhor, não é possível efetuar o desbloqueio pelo telefone, o senhor deverá comparecer a uma agencia da caixa.
Heeeeeiiiiiimmmmm???
Depois de bater boca e xingar muito (tudo bem, o cara que tá do outro lado é só um macaco treinado) e várias ameaças, desligo o telefone na cara e vou fazer uma reclamação na ouvidoria.
Pode parecer RIDÍCULO, mas até onde sei somente a caixa adota esse procedimento estapafúrdio. O Bradesco, por n-vezes já precisei desbloquear a senha, sempre faço isso pelo Fone Fácil Bradesco, 1/2 dúzia de perguntas e pronto. Pelo que sei o Banco do Brasil também é assim (pelo menos me falaram).
Até o Mercantil do Brasil você resolve isso por telefone! Pois desbloqueei o cartão da minha mãe na terça, também, pelo telefone.
Caixa, O banco que FACILITA a vida das pessoas.
p.s. Tem mais destilação de veneno e indignação, mas isso fica pra amanhã.
BB não foge muito à regra…
Fiz um pedido ontem (dia 1) de 02 jogos num site de Hong Kong em que faço compras há *anos*, não sem antes ter entrado no site da (bosta do) banco p/ autorizar o uso do meu cartão internacional. Vou conferir o andamento do pedido um dia depois e me aparece a “fofura” de mensagem dizendo que a (bosta do) banco não autorizou a transação c/ o cartão… se até amanhã continuar na mesma, vai ter confusão lá na agência
Comentários de C_E: 47
Qdo eu era diretor financeiro da ABUB, a Caixa Econômica exigia q as procurações p/ q o tesoureiro mexesse na conta fossem assinadas na agência. Ainda lembro do Jair, uma das pessoas + calmas q conheço, esbravejando c/ a CEF, pq p/ eles “cartório n tem fé pública”.
Cláudia, minha esposa, teve o cartão clonado na CEF e foi uma chateação p/ reembolsarem-na. Ela mesmo está tendo problemas c/ o Firefox 9 e o Internet Banking da CEF, q simplesmente n funciona.
Eu achava q n tinha um banco pior do q o Bradesco… Mas tem. É a Caixa.
Comentários de RJP: 4
É… a Caixa consegue superar qualquer coisa, eita banquinho ruim. Agora do bradesco? Tenho conta lá já vai indo pra uns 15 anos, não tenho do que reclamar.
Comentários de Luciano: 479
Ahhhh… Aí é preciso entender uma coisa… A principal diferença entre o “Estatuto do Servidor Público” e a “Convenção Trabalhista”… O primeiro trata dos direitos e deveres do Servidor Público (de onde vem a definição de tudo o que é utilizado na Caixa Econômica Federal e outras entidades públicas) e o segundo trata a mesma coisa, mas dos trabalhadores CLT (de onde vem a definição de tudo o que é utilizado no Bradesco e outras entidades particulares).
Basicamente, no ESP é dito “…tudo o que o Servidor PODE fazer ESTÁ escrito aqui…”, enquanto que na CLT se lê “…tudo o que o CeLeTista NÃO PODE fazer ESTÁ escrito aqui…”.
Assim imagine a cena:
“Hmmmm… Posso pintar o teto da minha sala de cor-de-abóbora?”
Estatuto: Não há nada escrito, então NÃO PODE.
CLT: Não há nada escrito, então PODE.
Onde quero chegar?
Em todo o Serviço Público, os funcionários são doutrinados a “não pensar”, pois “o Estatuto já pensou por eles”… Para o serviço privado é o inverso. Se não existe negação específica sobre um determinado ítem, pense à vontade… CRIE, mas ASSUMA A RESPONSABILIDADE.
Aí, tudo o que acontece de novo no Serviço Público, “não pode”, “não dá”, “sempre foi assim, não vamos mudar”… E, se aparece algo com a chance infinitesimal de dar errado, todo mundo treme de medo e já diz que não pode…
Então, para alterar uma “vírgula” no seu cadastro, tem que ir à agência, preencher uma pá de formulário, tirar cópia, comprar selinho na banca de jornal do seu Zé, assinar na frente da “otoridade” de plantão… Assim todo mundo se exime da responsabilidade de tomar as dores do cliente e resolver o problema.
Vejam bem: Se eu decido resolver o seu problema, estou tomando a rsponsabilidade sobre o mesmo. Como o Servidor Público tem salário garantido faça chuva ou faça sol, imagine se ele vai escolher o “faça chuva”… Eles são acostumados a “não pensar, não criar, não inovar”, pois isso exige mudanças, responsabilidade e empenho. Os poucos que o fazem acabam infartando aos 45 anos…
Comentários de Rubens Sayegh: 3
Heeeim? Tudo bem, isso que você falou é verdade, mas onde isso encaixa no contexto de que eu reclamo, de que a caixa adota o procedimento mais estúpido possível para simplesmente desbloquear a senha de um cartão?
O funcionário neste caso não tem que pensar… eu estou reclamando da EMPRESA, da caixa econômica federal, que usa um procedimento estupido.
Desenha, porque eu sinceramente não entendi.
Comentários de Luciano: 479
O que eu quis dizer é que já que é “impossível” arregaçar as mangas e resolver problemas dos Clientes (isso seria obrigação, né?), quanto mais burocratizado e complicado um procedimento, tanto MENOS serviços eles vão ter que assumir. Isso é característica “genética” do Serviço Público no Brasil. Eles te ganham no cansaço… Quantas vezes você já ouviu alguém que pagou uma multa indevida, ou mesmo uma taxa a mais, comentar: “Ahhhh… Vou ter um trabalhão para reaver R$ 60,00… É só sessenta… Deixa prá lá…”.
Ou estou falando mentira?
Até para desbloquear a senha de um Cartão, alguém vai ter que ASSUMIR A RESPONSABILIDADE e efetuar esse desbloqueio… Como todo mundo tem medo de ter que trabalhar um pouquinho a mais, entopem a gente de burocracia…
Comentários de Rubens Sayegh: 3
Acontece também que os servidores da CAIXA não são ESTATUTÁRIOS e sim CELETISTAS. Seu argumento não é válido de todo.
Comentários de Victor: 5