Sabe quando você tem um problema, nem liga pra ele e nem pensa em uma solução e tão pouco sabe que existe solução?
Então… muitos ai devem conhecer filtro de barro para água né? Agora… ter um em casa? Acho que nem todo mundo, já que água de galão é coisa que praticamente impera hoje em dia.
Mas o fato é aqui em casa temos um deste e beeeem velho, deve ter uns 30 anos ou mais.
Pra quem não sabe, você coloca a água na parte de cima, ela é filtrada por um elemento filtrante de cerâmica com carvão ativado, e fica armazenada na parte debaixo, pronta para ser consumida, e o principal: Fresquinha!
E sabe porque é fresquinha? Pelo fato do reservatório ser de cerâmica, ele literalmente transpira, e a evaporação dessa água transpirada faz abaixar a temperatura da cerâmica, que por sua vez abaixa a temperatura da água.
Mas só quem tem um desses conhece um velho problema dele. Encher a parte de cima, quando ainda tem água já filtrada na parte debaixo.
O inevitável acontece, o reservatório inferior transborda… um saco. Molha o lugar em que o filtro fica. E aqui não é diferente. Vira e mexe minha mãe ou algum de nós mesmo recarrega o filtro e faz a maior lambança.
Mas agora vem a parte interessante, quando eu estava no supermercado procurando uma outra coisa, passo pela sessão onde vi filtros desses pra vender, e pensei… coisa rara de se ver em supermercado! Não é todo mundo que ainda compra filtro de barro. Nisso olhei na prateleira ao lado e vi os elementos filtrantes e até achei um modelo bem curioso que em vez de ser branco, é preto. Não me atentei aos detalhes de o porque essa cor.
Só que ao lado tinha vários saquinhos pendurados com uma coisa que me chamou a atenção mais ainda:
Sim, é o que você esta vendo! Uma boia para filtro!
Eu achei simplesmente o máximo! É o tipo da coisa que você diz: Porque nunca pensei nisso?
É claro que comprei e já instalei, e fiz uma “recarga dupla” no filtro para testar. Quero ver agora se vai haver transbordo de água e molhar tudo eheheh.
E o detalhe, custa baratinho: R$4,95
Espero que eu diga: Adeus transbordo de água no filtro!
Caramba, que legal, adoro agua de filtro de barro. Vou ver se compro um
Comentários de Rodrigo Reis: 23
Como eu queria ter um desses novamente! Não gosto de galão/garrafão
E existe alguma forma de tirar o “gostinho de barro” quando o filtro é novo ?
Comentários de C_E: 47
Tem sim, afinal você não vai beber água com gosto de terra pelo resto da vida ehehe. Quando fiz a “curtida” no que eu tenho no cafofo, fiz assim:
Primeiro lavei os dois recipientes com água e sabão neutro (sem perfume, importante!) e uma bucha scotch-bright nova. Tem que meter o muque. Lave umas duas ou três vezes.
Feito isso, encha os dois recipientes com água e uma colher de bicarbonato de sódio. O de cima, que tem o elemento filtrante, tire o elemento filtrante e coloque uma rolha no buraco. Deixe de molho por varias horas, o ideal é trocar a água de 2 a 4 vezes por dia.
A cada duas trocas da água, lave novamente mas agora esfregando uma pasta de açucar refinado e água, use uma bucha ou pano pra esfregar como se fosse sapolio. Enxague e encha novamente com água limpa + bicarbonato.
Fazendo esse procedimento, em aproximadamente uns 10 dias o gosto de barro praticamente some. Se ficar um pouco, não ligue, não mata, ele some conforme passa o tempo.
Já o elemento filtrante (vela) também merece a mesma atenção. O certo é lava-lo com a pasta de açucar por varias vezes e filtrar a água varias vezes, até sair todo o residuo. Não passe bicarbonato no elementro filtrante, pode entupir.
Uma vez que tu se livrou do gosto, ele não volta mais, a menos que troque o a vela de filtragem.
Dá um pouco de trabalha se livrar do gosto, mas vale a pena!
Comentários de Luciano: 479
Oi! Eu conhecia essa bóia!! Realmente é o tipo de coisa que precisamos mas nunca imaginamos que existe. Depois você pensa…. como sobrevivi sem!

A última descoberta que tive desse tipo foi quando compramos a tomada pra geladeira, finalmente paramos de nos preocupar com a queda de energia, a tomada desliga sozinha e só volta depois de 8 minutos de fase totalmente perfeita. Qualquer variação a tomada entra em funcionamento, uma tranquilidade
Ah! A última vez que tivemos um filtro mais ou menos desse tipo (era de plástico) foi quando a faxineira quis matar o Zé Luiz e quase conseguiu. Ela viu a vela amarela, lavou e não falou nada. De noite o Zé Luiz foi encher as garrafas de água e tomou um gole. Não deu tempo de cuspir, vomitou muito e ficou um tempão com caquinha verde rsrsrsrs. Na semana seguinte fui perguntar pra faxineira o que ela tinha feito, ela respondeu cheia de razão “Lavei com cloro!” e me mostrou a embalagem: X14 CLORO Ativo
bjs
Comentários de Marluce: 11
Caramba! Faxineira sem noção heim?
Ainda bem que o pior não aconteceu.
Quanto a essa tomada temporizada, isso me interessou… pode dar mais detalhe, de onde comprou e quanto pagou?
Comentários de Luciano: 479