O caso aqui serve do mais básico exemplo de que o “barato” sai caro.
No meu caso não é que eu quis economizar uma merreca, foi mesmo caso de comprar sexta-feira as 5:55 da tarde porque esta tudo fechado ou fechando e você não tem muitas opções.
Pois bem, precisei comprar um tubo de ligação ajustável cromado. Pra quem não entendeu patavinas, explico… é aquele tubinho cromado que sai da parede e vai ligado ao vaso sanitário, quando você usa valvula de descarga tradicional da que fica na parede (e não aquela nojeira de vaso com caixa acoplada ).
Há 20 anos atrás, quando fizemos a reforma lá em casa isso só existia de latão cromado. Ou seja, coisa pra durar a vida toda e mais um dia. Tanto que isso esta lá a 20 anos e nunca deu um probleminha sequer.
Bom, eu comprei na sexta-feira um tubo desses (e mais algumas coisas) pra instalar o vaso no banheiro do cafofo. Bora instalar isso no sábado a tarde. A merda toda aconteceu porque a porcaria do tubo que comprei é de PLÁSTICO cromado! Simplesmente a porca que prensa o anel de vedação espanou quando apertei. E olha que nem usei ferramenta alguma pra isso, pois nem é necessário, o aperto é dado com a mão mesmo. Só que o diâmetro da rosca do tubo é pelo menos 1,5mm menor do que o diâmetro da porca.
Fica uma pergunta sacana. No caso dessas porcarias feitas de plástico, como é que fica a famosa frase: Metais sanitários? Até pouco tempo atrás, se ouvia isso. Vamos ter que mudar pra “Plásticos sanitários”?
Resultado: Depois de ter assentado o vaso, a porcaria ficou vazando ali na parte de trás do vaso. Tive que quebrar um pedaço da parede pra poder recuar o cotovelo de ligação e retirar a porcaria. A sorte é que não tem acabamento na parede. Imagina se tivesse? Ia o revestimento pro saco.
Então a coisa fica assim:
– Tubo da marca “Luconi”, de “prástico“: R$14,00 e uma dor de cabeça. LIXO, NÃO COMPRE!
– Tubo da marca “Classi Metais”, de latão cromado: R$25,00
Agora some o tempo perdido no sábado pra instalar tudo, ter quebrar parte do que foi feito no domingo e ir atrás de um tubo novo na segunda-feira, debaixo de chuva e instalar tudo de novo.
Resumindo. Em OBRA não economize merreca pra não se arrepender depois. Pois se é uma coisa que você vai fazer para durar anos senão pelo resto da vida, porque colocar porcaria pra ter dor de cabeça?
Por isso que toda tubulação hidráulica e elétrica eu fiz com Tigre. Detalhe, não me arrependo de ter pago até 3 vezes mais caro por isso.
[ Ouvindo: ‘itas – Os Cegos Do Castelo (Remix)‘ ] |
Falou tudo,a um ano atrás eu também caí nessa de comprar esse de plástico,”dica” do pedreiro…resultado,tive que comprar depois a de metal.
Parabéns pelo blog,excelente!!
Comentário de Xavier: 1
Aconteceu comigo num conjunto de porta papel e suportes de toalha (gancho e argola) pro banheiro. Não foi muito barato e vi depois que eram de “prástico” cromado
Calma que piora.
Os parafusos e buchas que acompanhavam o produto eram do tipo 4F (fraco, fino, fo$*#$ e fedorento). Não ficavam firmes na parede fazendo com que todos os suportes “sambassem”. Pra não me irritar mais, usei parafusos e buchas *de verdade*… quero ver quem arranca da parede agora
Comentários de C_E: 47
Putz, faz tempão que você não atualiza hein? tá você e o tio Taba….kkkkk….mas que bom que voltou…
Comentários de jwildes32: 14
Concordo com ti, meu véi!
Comentário de MichaelDVictor_OM: 1