Pode até parecer que foi pensado, planejado, mas… não foi. É mera obra do acaso mesmo!
Estava fazendo uma limpeza em alguns diretórios aqui, jogando imagens inúteis fora, e olha que tinha coisa esquecida ali a mais de anos!
Mas quando encontrei essa imagem abaixo, fiquei relembrando do tempo bom que foi a Rantac, um provedor local daqui da cidade, da época que conexão banda larga era luxo e a gente tinha que se virar com acesso discado. Quem não lembra daquele barulhinho do modem, e ficava rezando pra que ao dar aquele Péeeeeinnnnn…. Péeeeeinnnnn do final do handshake e ser premiado com uma conexão de 56Kbps? Pois é… eu passei por tudo isso.
A gente se virava como podia!
Mas que me assombrou. Olha a data do printscreen da pagina! E… olha a data de hoje!
Coisa que me espanta… eu ainda estava usando Netscape 4!
É… e com isso a gente chega a conclusão que já tem muita história pra contar eheh.
[ Ouvindo: ‘America – You Can Magic (1982)‘ ] |
É, meu amigo, estamos todos ficando velhos! :-)
Comentários de José Luiz: 9
Comecei a acessar a internet no final de 96. Me lembro de utilizar o Trumpet para estabelecer a conexão. Tinha um modem de 14.400bps e também usava o Netscape na época.
Comentários de Juca: 3
engraçado que pelo barulho do modem já dava pra perceber se a velocidade ia ficar boa ou não, e quando baixava um arquivo a 6Kbps direto já achava que estava a jato, e neste exato momento estou baixando vários arquivos a 3.5Mbps e estou achando meio devagar hahahaha
Comentários de Daniel Plácido: 10
Pois é… as velocidades aumentaram, mas o tamanho dos arquivos também. Quando que em 1996 a gente imagina que ia baixar um arquivo AVI de 2GB?
Mas os problemas continuam os mesmos. Já tem 3 dias que eu estou tentando baixar um arquivo de 320Mb do depositfiles, e o download quebra ao chegar por volta dos 90%.
Comentários de Luciano: 479
Usa o jdownloader ou o mipony pra gerenciar os downloads de sites.
Comentários de Bruno: 8
Bruno, eu já uso o FRD, que é um gerenciador especifico pra esses sites de hospedagem de arquivos. A droga é que o servidor da grande maioria desses sites é burro e não suporta resume pra contas free. Só pra conta premium. Porque é burrice? Porque a gente torra banda deles a toa, sem conseguir baixar o arquivo. Se suportasse resume, mesmo com velocidade limitada como é nas contas free, eu não teria baixado o arquivo por 6 vezes e pedido a conexão por volta dos 90%
Ou seja, eu baixei 1800MB pra ter apenas 320MB. É burrice deles ou não?
Comentários de Luciano: 479
falando sobre este assunto eu acho que os datacenter não cobram a mais por banda usado nos servidores de arquivos
e uma curiosidade olhe a configuração de um servidor dedicado para esta finalidade da ovh.pt
https://www.ovh.pt/servidores_dedicados/hg_xxxl.xml
…………………………………..
Processador Intel Bi Xeon E5-2670
RAM 128 GB DDR3 ECC
Discos rígidos 36x 3TB SATA3 < LOL
……………………………………
e pode personalizar o servidor
Comentários de João Batista: 22
Não falo de cobrar, e sim de DESPERDIÇAR. Não é porque a banda é ilimitada (que os hosts não cobrem) é que acho que devemos desperdiçar recursos.
Comentários de Luciano: 479
Mas no jdownloader ou no mipony tu consegue fazer resume, pelo menos eu aqui uso o jdownloader e consigo fazer isso com todos os sites que eu baixo, tu pode fazer um teste, o jdownloader depende do java o mipony não, mas o jdownloader é bem mais completo.
Comentários de Bruno: 8
e eu também usei a internet a muito tempo
e voltando para o passado com o https://web.archive.org da data mas próxima do print screen (Quinta-feira, 17 de Outubro de 2000)
https://web.archive.org/web/20000303222110/https://www.rantac.com.br/
ok
Comentários de João Batista: 22
Hehehe… ai no waybackmachine tem printscreen até mais velho. Eu comecei a assinar a Rantac em 1999 se não me engano. Antes eu era assinante da DGLnet, porem como o serviço da Rantac estava mais barato, acabei migrando pra eles e fiquei até o dia que eles desativaram o RAS de modens local e passaram a usar a rede ip da telefonica. Dai o serviço declinou absurdamente em qualidade.
No RAS próprio da Rantac eu conseguia velocidades de até 7.5kbps, enquanto na rede ip da telefonica, mal e porcamente chegava a 5kbps. E tinha também o detalhe da estabilidade da conexão. Na Rantac eu chegava a passar até 34 horas conectado sem cair (sábado e domingo) enquanto na rede ip era um tal de cai-cai sem tamanho.
Dai cheguei a conclusão que: Se era pra usar a rede ip da telefonica pagando e tendo problema, porque pagar sendo que já tinhamos o IG naquela ipoca e era gratuito e usava o mesmo sistema (a rede ip)? Dai babau Rantac.
Comentários de Luciano: 479
RAS…. há anos não ouvia esta sigla…. kkkk
Comentários de JP: 10
Ae xará, nessas bandas de cá só dá prof. Pardal?
Onde moro nunca teve Rantac, mas fica entre essas aí
Comentários de Luciano: 3
Bandas de cá onde? Aqui? Bem… pra todo lado tem né? A Rantac era um provedor local aqui, que atendia a minha cidade e algumas cidades vizinhas apenas. Foi um tempo muito bom. Deixou saudades, principalmente a BBS deles. Sim, eles tinham uma BBS e a gente vivia dependurada nela
Comentários de Luciano: 479
Hahaha, estava olhando os outros posts (conheci seu blog no dia em que postei) e descobri que ACHO que já conversamos (sério…). Por acaso pelo ano de 1996 corria pelas bandas do PX? Lembra do GLC? (Vargem)
Eu moro (escondo), numa cidade (dizem…) entre São José, Vargem e Casa Branca (só pra pensar um pouco).
Comentários de Luciano: 3
Claro que lembro do GLC. Se esconde em Itobi?
Comentários de Luciano: 479
É nessa metrópole mesmo
Comentários de Luciano: 3
e ai chegou a usar multilink ppp, eu usei com linha da br telecom e outra da GVT quando estreou no RS era barato demais assinatura deles Depois gvt lançou por aqui o webline fiquei 6 meses de beta tester gratuito. webline não aceitava trafego de voz era 1 linha apenas para modem, com vantagem de poder ficar 24/7 conectado sem cobrar por minuto era fixo o valor mensal ai eu usava durante o dia e meia noite conectava com outra linha da oi tinha 2 modens no pc e pegava uns 112.000 bps meus prints morreram junto com o geocities haha
foi minha gambiarra que era quase metade de um adsl de 256k, sempre foi carissimo aqui. só fui ter adsl 256kbps em 2005 com a br telecom, ai quando migrou para 1mbps foi o golpe deles com contas erradas empresa com altos problemas de gestão etc ai fui para gvt alguns anos e ainda problemas de contas erradas mas bem menos, e apenas em 2010 parou o stress com a net nunca roubaram um centavo e melhor empresa e tecnologia cable modem humilha tudo
outra doidera foi confiar o win98 na epoca idos de 1998 1999 com software para desconectar em determinado horario 6 da manha teve um dia que travou tudo e ficou conectado ate meio dia e veio alta conta. ai eu montei um outro pc com windows nt só para downloads, outros fatos legais mais no inicio da discada em 1996 por ai eu conectava a cobrar durante o dia @ 1200 bps só atingia isso em conexão ligação a cobrar só para ficar no chat do terra paquerando e marcando encontro com as meninas haha, eu desativava imagens os icones no browser para ir mais rápido. e depois da meia noite ou fim de semana era alegria ai a conexão “turbinada” e fui pioneiro em live streams de audio haha no chat do terra eu transmitia via plugin do winamp apenas musicas, teve uma época também que a gente fez cadastros fakes com gerador de cpf no uol quando ficavmos sem provedor, molecada era complicado putz, só doidera.
Comentários de marcio: 12
Não… aqui infelizmente não há muitas opções. No meu bairro não há TV a Cabo, que também fornece internet aqui. Inicialmente eu fui usuário inveterado de modem como você viu. Usava aqui um plano da telefônica, o Internet Ilimitada, onde pagava um valor fixo por mês e podia usar a internet a vontade sem a contagem de pulsos na franquia. Claro que o telefone ficava ocupado. Por isso eu usava somente depois das 9:00 da noite e desligava de manha.
Antes disso, quando era possível navegar somente de madrugada com a cobrança de pulso único, utilizei muito a opção desconectar do Getright. E claro que algumas vezes ele deu pau e acontecia isso de não desconectar as 6:00 da manhã eheh.
Antes de ter o ADSL aqui, eu usei por 1 ano e 8 meses um Wi-Fi de um provedor que marcou toca aqui e deixou o AP aberto. Era uma beleza! IP válido no AP (burrice 1), não havia nada de encriptação (burrice 2), a única limitação era o servidor DHCP desligado, obrigando a setar o IP manualmente (burrice 3) e o link era simétrico de 2Mbps. Pra quem só tinha a discadinha de 56Kbps, imagina a festa que foi.
Depois isso finalmente chegou o ADSL aqui, o que uso até hoje, por simplesmente não ter outra opção decente.
Comentários de Luciano: 479