Situação… domingão logo após o almoço, calorzão de 32ºC e a geladeira pifa…
Claro que adivinha pra quem sobra da uma olhadinha e ver se descobre o que aconteceu??? Bom… arrasta a geladeira e cato o multímetro e verifico se tem tensão nos bornes de alimentação do motor. Zero volts.
Tá… algo de podre. Olho o ajuste do termostato e vejo que esta no valor usual (4.5). Olho no esquema da geladeira (sim elas costumam ter o esquema elétrico grudado na parte traseira) e vejo que o provável culpado é o termostato que foi pro brejo. Identifico os fios dele e faço uma ligação direta e o motor parte.
Então… termostato pifado. O que fazer pra que não estrague os alimentos que estão guardados?
Solução MAcGyver! Basta que você tenha um controlador de temperatura industrial:
Bastou enfiar o termopar dentro do cofre da geladeira, bem próximo onde fica o bulbo do termostato original, e ajustar o termostato eletrônico.
Temperatura média: 8.5ºC
Histerese: 3
Resultado: O compressor desliga quando o ar dentro do cofre atinge 5,5ºC e religa quando atingir 11.5ºC.
E assim ficou até hoje a tarde, quando o termostato foi trocado por um original.
Mas adivinha de onde veio esse termostato industrial? Advinha???
SIM! Do ferro-velho!
Mais uma vez, a minha mania de sucateiro me tira de um fria (trocadilho ruim).
Passei por algo parecido com geladeira (mas não um defeito elétrico). Geladeira conjugada (com congelador) venceu a garantia (1 ano e meio) e a borracha da porta da parte de baixo (geladeira) nos cantos encolheu gerando umidade do lado de dentro e deixando escapar o ar frio interno para fora… a borracha não pode ser substituída porque é emendada na porta de um jeito que tem que quebrar tudo, incentivando a comprar uma geladeira nova pois a porta custa a bagatela de 500 mangos! A solução foi improvisar, e que no caso deu muito certo, na qual consiste em inserir uma manga de soro(aquela de borracha flexível) dentro da borracha da porta nos seus cantos encolhidos, com um pequeno corte se insere a borracha e ela faz a borracha da porta “estufar” como se fosse nova, como fiz o corte em um lugar do lado de dentro em uma dobra ficou imperceptível e a borracha ainda ficou flexível como antes, ficou no mesmo nível do restante e por incrível que pareça está assim até hoje e a borracha de soro que costuma se deteriorar com o tempo ainda está boa pois está “escondida”.
Comentários de computeiromaluco: 9
Sturaro, embute ele na geladeira pra ficar uma geladeira high tech!!!
Comentários de Tiago: 21
Nah… o termostato original custa muito barato e esse controlador de temperatura é muito caro pra isso e tem outra finalidade.
Comentários de Luciano: 479