Vamos lá… quem não sonhou em ter um desses aqui lá no século passado?
Não… esse ai não foi achado nos “shopping-center”. Calma que eu já explico.
Esse ai eu fiz um rolo com um amigo de escola (Josué Mariotto) lá por volta de 1989, só que ele tinha um “pequeno” detalhe. Estava TODO desmontado dentro de uma caixa de sapatos, e estava com o CI amplificador de áudio queimado. Quando eu digo desmontado, não era só com todos os parafusos soltos, todos os fios da placa também tinham sido des-soldados!
Deu um PUSTA trampo pra remontar. Teve coisa que eu praticamente precisei adivinhar onde ia. Mas… depois de umas duas ou três semanas eu consegui juntar as peças e soldar os fios nos lugares certo. E tudo funcionava, mas… tinha um problema.
Ai faltava o bendito CI de áudio, um tal de TD2822M. Isso ai naquela época, simplesmente não existia aqui nas duas únicas lojinhas de eletrônica da cidade. Comprar em São Paulo? Bom… só se alguém que fosse pra lá, e estive realmente com vontade de procurar. Naquela época não existia internet né? Dai o único jeito era camelar na Santa Ifigênia, ou gastar uma baba com fichas de telefone DDD e ligar nas lojas e contar com a “boa vontade” dos vendedores pra procurar manualmente no estoque, já que computador era um troço caro e informatização de estoque era utopia pra muitos.
Bom… eu muito sacana que sou dei o meu jeitinho… botei dois capacitores ligando os pinos de entrada do CI nos pinos de saída do CI, resultado: Eu tinha um sinal no jack P2 stereo equivalente a um line-out! Dai ligava isso num amplificador de áudio externo e boa… tinha um toca-fitas stereo! Coisa que eu não tinha condições de ter em 1989.
Passado um tempo (acho que cerca de uns 6 meses) e nem lembro como, consegui uma sucata de um outro Walkman Brooksonic e… aleluia! Tinha o tal CI! Dai fiz o transplante e o Brooksonic TSG-45 ficou inteirinho!
E usei muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito esse Walkman! Foi meu receptor de FM titular para as diversas experiências com rádio pirata eheheh . Até que um dia, muitos anos adiante apareceram aqueles primeiros diskman que tocavam MP3 (saiu até review meu no site da Central MP3), dai o pobre Brooksonic ganhou um descanso. (ok… eu tenho também um Aiwa TX676 que veio antes do mp3 player, mas deixa isso pra lá…)
Agora pula uns bons anos… pra ser exato por volta de Outubro 2013. Na folia de reativar meus velhos equipamentos de som, achei o pobre Brooksonic perdido em uma gaveta. Porém… o estado estava lastimável!
Pilhas haviam vazado dentro compartimento. A correias do toca-fitas já eram. Por causa do vazamento das pilhas, os potenciômetros do equalizador foram pro brejo. A lambuzeira das pilhas no compartimento de pilhas, da pra lavar e neutralizar, correias compra-se novas na casa das correias. Mas e os potenciômetros do equalizador? Esse seria um problema!
Mas quem disse que sorte não existe e ela não anda por caminhos tortuosos? Umas duas semanas depois de ter desenterrado o Brooksonic, o que eu e o meu amigo Fernando achamos lá na reciclagem “biohazzard”?
SIM! Um Brooksonic TSG-45! O estado externo dele era uma lástima… faltando teclas da maquina do toca-fitas, silkscren totalmente destruído, visor da tampa de fitas amarelado, sem tampa de pilhas e sem a mascara dos potenciômetros do equalizador.
Mas os potenciômetros estavam perfeitos! Comprei por uma mixaria (mixaria mesmo!) e trouxe embora. Desmontei e vi que inclusive a placa de circuito impresso dele estava muuuuito melhor que a minha. Com isso eu resolvi transplantar a placa desse para a caixa do meu, usei a minha máquina do toca-fitas, comprei correias novas e montei tudo de novo! E.. renasce o meu velho Booksonic TSG45! Funcionando perfeitamente tal como novo.
Só o gabinete do meu que não está muito bonito, carrega as marcas do tempo e dos tantos “rolês” que ele deu pelas ruas.
A bolsinha que está embaixo dele não é a original que vinha com ele. Mas tem exatamente o MESMO tamanho! Também veio de reciclagem. Era de uma fonte de notebook da noteship.
O fone de ouvidos “da epoca” eu também tenho, veio também de passeios no “shopping center” eheh.
Edit: Esqueci de postar a foto dos restos que sobraram, e estão devidamente guardados como peças de reposição.
E o mais curioso! A Brooksonic tem uma pagina na internet que parece que parou no tempo! Olha a cara do site. Inclusive tem uma pagina do TSG-45 lá!
Eu tinha um igualzinho!! Nem sei se jogamos fora ou se ainda está na pilha de tralhas pra descartar
Comentários de Marluce: 11
Ô… se for descarta-lo, lembre-se de mim ehehe…
Comentários de Luciano: 479
Putz. agora me lembrei que to com um parado na gaveta há mais de uma década
Vou tentar mexer nele durante a semana, se bobear pelo tanto de tempo que tá parado tem que tomar cuidado para não se desintegrar na mão
Comentários de C_E: 47
Caraca meu irmão tem um desse até hoje. Já perdi a conta das vezes que o consertei hehehe…
Comentários de Diogo: 5
Olhe este maluco…
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-535695962-radio-grav-k-7-broksonic-portatil-c-equaliz-tsg-45-_JM
Comentários de Rodrigo Guedes: 2
Ahhhh…. o vendedor de campinas, das fotos de fundo amarelo eheheheh
Rodrigo, esse vendedor ai em especifico já é velho conhecido da turma… a falta de noção dele é imensurável. Se quiser ter um ataque de riso, experimente olhar os outros produtos dele. Nunca que um walkman vale isso tudo. No máximo uns 40 reais se estiver lindo, impecável.
Comentários de Luciano: 479
Este deve comer mer… o mais incrível é o quanto ele deve pagar de comissão do ML e as pessoas dospistas a aceitarem o preço dele…
Comentários de Rodrigo Guedes: 2
Eita, voltei no tempo agora. Tive um desses, mas acho que era um modelo diferente, mas tenho (quase) certeza que era o mesmo fabricante! Era coreano, não?
Putz, usei muito esse bicho. Bons tempos.
Comentários de Iamweasel: 9
Era meu sonho de consumo também, infelizmente um tanto inacessível, financeiramente falando. Era inusitado e “chique” ter um “walkman” com equalizador e caixas acústicas incorporadas. Tivemos também uma TV 14 polegadas Broksonic preta e branca com uma ótima imagem. Lembro também nesta época da chegada de uma outra marca, se não me engano americana, também boa mas que não chegou a se estabelecer no mercado: a Cougar. Tive um walkman deles e a única reclamação era quanto à potência (o som tinha uma ótima qualidade mas não tinha “volume”).
Comentários de Ricardo Macagnan: 16
Eu estou achando engraçado que todo mundo que comentou até agora se esqueceu do detalhe mais importante e cativante desse walkman, que os outros da época não faziam: GRAVAR do rádio FM e EM STEREO!
Você estar a rua e poder gravar aquela musica rara ou bacana que tava tocando na FM não tinha preço!
Gravei muita fita nesse bichinho. Inclusive tenho uma TDK guardada que gravei ele, na primeira vez que foi ao Rio de Janeiro e passei 15 dias lá com um amigo.
Comentários de Luciano: 479
Não tá novo não tio. Tá todo enferrujado, com cara de passado
Lembro que um tio tinha um desses. Eu achava lindo aquele equalizador.
Acho que a CCE tambem lançou um modelo parecido, sem gravador, mas com equalizador no mesmo estilão. Eu tinha um, mas foi nos ideos de 1995…
Só uma dica. Acho que tu tem que arranjar com contador Geiger pra validar a segurança nuclear das tuas compras! Eu já fui no shopping uma vez…. arrematei varios motores de passo…
Me divirto passeando por aqui as vezes. Aquele sentimento de nostalgia. Muda o layout desse site hehehhehe. tá com cara de anos 2000 ainda…
Comentários de Hernandi: 12
Estava vendo o blog abaixo, e lembrei do seu, tem muita coisa e fala sobre um grande shopping de sucata no Sul.
https://dicasdozebio.wordpress.com/2013/09/20/o-shopping-da-sucata/
https://www.youtube.com/watch?v=UIo1J_Eh074
Comentários de Ros: 5
falar contigo sobre o broksonic tsg-45
Comentário de Benicio: 1
Eu tenho um desse ainda, mesmo tendo usado muito ele, o conservo até hoje na caixa, com o manual dele e fone de ouvido ainda. Você por ventura saberia pnde conseguir o esquema dele ou manual de serviço(se bem que eu acho que não existe)?
Comentário de Rogerio sabbath: 1
Rogerio, se existe o esquema ou manual de serviço eu não sei, nunca vi, mas também desconfio que não tem.