Em Junho de 2014, ganhei de presente do amigo João Roscoe, um celular Motorola Razr XT910. Nesta época eu só tinha o velho Hero H2000G e um pé-de-boi da Nokia (o velho 3220, o disco voador).
Só tinha um quebradinho num canto do vidro e mais nada. Sei que usei ele um bom tempo e acabei quebrando a tela inteira. Nisso como eu já queria fazer um upgrade da bateria dele, acabei comprando todas as peças na China (AliExpress), que chegaram em cerca de 40 dias e sem tributação.
Este upgrade de bateria consiste em trocar a bateria pela do modelo XT912, que tem o dobro da capacidade, e o celular fica um pouco mais grosso e perde aquele rebaixo que tem na traseira. Não me importo que fique mais grosso, alias, eu peguei birra desses celulares feitos pra “cortar bife”.
O upgrade de bateria consistiu na troca da EB20 pela EB40 (usada no XT912), o frame de suporte da bateria, a carcaça traseira e a tampa. No meu caso troquei também o display que havia quebrado, na verdade acabei aproveitando só mesmo a placa do celular. Mas pra mim valeu a pena. Pois estou com este celular até hoje e a durabilidade da nova bateria é excepcional, mesmo fazendo uso intenso.
Porém a uns 4 meses atrás o sinal de GPS dele simplesmente despencou, a ponto de dificilmente conseguir travar os satélites e fixar a posição.
Sei que revirei a internet atrás de informação de onde ficava a antena de GPS dele e não encontrei (ou não soube perguntar pro Google). Hoje durante a tarde resolvi desmontar o XT912 e localizar a antena e descobrir porque o sinal ficou baixo.
Como já estava com e celular todo desmontado, resolvi levantar a conexão das outras antenas, a qual reproduzo abaixo:
O meu problema não era mal contato, tentei limpar os contados, dei um pouco mais de pressão no terminal, mas mesmo assim o sinal insistia em ficar muito baixo (menos de nível 20 no GPS Tester).
Então resolvi fazer um teste encostando uma ferramenta metálica nos conectores de antena até encontrar qual era do GPS, e ao acertar qual não foi a surpresa em que o sinal entrou forte e travou os satélites em menos de 5 segundos.
O defeito é a antena de GPS quebrada, danificada. Não consegui desmontar para verificar o problema, pois ela é injetada dentro da carcaça traseira. A solução foi colocar um pequeno pedaço de wire-wrap para fazer a vez da antena de GPS.
Utilizei um pedaço de wire-wrap de 35mm soldado direto no conector original. Qualquer fio muito fino pode servir, até mesmo um fino fio esmaltado.
Colocar o fio neste local da foto acima não ficou bom pela proximidade com a placa, o sinal ficou muito ruim depois de fechado. A melhor solução foi passar o fio pela lateral entre a carcaça e a bateria e acomodá-lo neste local, onde vai ficar prensado entre a carcaça e a tampa traseira.
O resultado foi este, sinal até melhor do que com a antena original (quando ela funcionava ou mesmo quando era a carcaça do XT910):
Antes o sinal dificilmente passara de 30~35, agora dependendo do satélite bate até 49! E a trava dos satélites e fixação da posição ficou muito, mas muito mais rápida por causa do sinal melhor.
Qual o programa de GPS que você está usando? ainda não havia visto este tipo de tela com GPS em celular.
Comentários de Jesus Wildes: 14
Oi Jesus! É o GPS Test. Veja aqui na lojinha do Google:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.chartcross.gpstest&hl=pt_BR
A diferença da versão paga (GPS Test Plus) para a free é só uma perguntinha na hora de encerrar o programa, e que não da pra ligar o modo espelho, que na minha opinião é inútil. Mas acabei pagando os R$14,00 da versão paga, só pela quantidade de vezes que já usei esse programa, e resolve meu problema de saber a altitude e coordenada geográfica rapidamente.
Comentários de Luciano: 479
Acabei de aposentar um Razr Maxx XT910 (O Maxx tem bateria de 3300mAh) Um aparelho muito bom, mas hoje com os aplicativos atuais se tornou muito lento… migrei para um Z5 Dual, o fato é que também percebi a queda do sinal do GPS chegando a demorar até 7 minutos para que aplicativos como o Runtastic se “achem” no mapa, mas não imaginava que o defeito pudesse ser apenas a antena… vou reutilizar esse aparelho como câmera de segurança via web pois sinto muita pena de jogar em uma gaveta um aparelho desses com hardware bom como esse cheio de recursos sem reaproveita-lo para outra coisa…
Comentários de computeiromaluco: 9
O meu também está penando com as atualizações, mas andei lendo a respeito, e parece que trocando o android original pelo Cyanogen Mod dá uma sobrevida pra ele… estou tentado a faze-lo.
Comentários de Luciano: 479
Rapaz… será que isso conserta a bo**a do GPS do Samsung E5 Duos?
Comentários de Jefferson: 44
Olha… boa pergunta hein? Acho que valeria a pena tentar, pois eu fiquei impressionado com a diferença de sinal depois dessa
“gambiarra”. A antena de GPS original o XT910 é uma b0$t@ mesmo.
Comentários de Luciano: 479