Ganhei esta parafusadeira como brinde por participar um painel de pesquisas online de uma empresa conhecida, e isso faz tempo, esse programa não existe mais, uma pena, pois você juntava pontos e trocava por brindes e podia escolher o brinde que mais lhe agradava ou que você precisava numa espécie de lojinha. Saudades.
Curiosamente isso acabou no “desgoverno” do PT, quando também várias empresas pularam fora do Brasil. Até pra isso eles serviram.
Mas vamos lá, esta parafusadeira já tem uns 5 anos comigo, e a bateria começou a falhar. Não segura mais carga. Então, resolvi reformar a bateria.
Mas, que tipo de bateria colocar ali? As originais eram de NiCD, velhas conhecidas por efeito memória, etc… Olhando pras gavetas aqui, vi que tenho várias 18650 dando sopa aqui. Então pensei, porque não converter a bateria pra usar as 18650 e ganhar uma autonomia maior?
Curiosamente, meu amigo Pakéquis teve a mesma idéia, alias, tivemos praticamente juntos!
Pois assim que ele fez o post, fazia cerca de uma semana que tinha recebido da china, a plaquinha de controle de carga! Porem tive problemas com a compra. Havia comprado um kit com 5 placas, e o chinês me enviou apenas uma! Toca abrir disputa e pedir reembolso da diferença do valor, mas deu tudo certo.
Então vamos desmontar. Por sorte a bateria é fechada com parafusos, nada de cola!
Até parece que foi feito pra usar 6 baterias 18650! Coube certinho! Essas 18650 saíram de um pack de bateria de notebook que deu defeito na placa de controle, então todas as 6 baterias estavam ok!
Fecha certinho, sem forçar nada!
Esta é a placa de controle de carga que usei, foi comprada no AliExpress. Caso o link ai não funcione no futuro, pesquise por 18650 3s board. Tem vários modelos, escolha a que couber melhor no seu projeto.
A ligação não tem segredo. Utilizei duas 18650 em paralelo para cada grupo. Para manter as baterias fixas e facilitar a montagem, colei uma a outra com super-cola.
Para ligação usei pedaços de fio retirado de uma sucata de fonte de PC.
Dá pra acomodar tudo sem dificuldade alguma no pack original. Pra manter a plaquinha longe dos contatos das baterias, usei os próprios isolantes que existiam na bateria original.
Aqui as baterias velhas da parafusadeira, que foram descartadas corretamente nos “papa-pilhas” que se encontram por ai pra recolher baterias usadas.
Para carregar continuo usando o carregador original da parafusadeira, a corrente é baixa, mas carrega, demora um pouco mas carrega certinho. A autonomia total ainda não sei estimar, já usei a parafusadeira pra fazer uns serviços bem pesados e agüentou bem! Não arriou!
Bem bacana…
Vou procurar para uns projetos meus.
Sobre o carregador ou a placa de controle, o que muda o tipo de bateria.
Tenho um produto que diz ser próprio para usar com ni MIH – e jamais usar pilhas recarregáveis AAA. Como essa não é minha área, fico perdido.
As ni MIH originais do aparelho ainda tem uma fita metalica ( são idênticas as pilhas AAA alcalinas ) para fechar um tipo de contato para funcionar corretamente. Vão 3 de 1.5V mas usa um carregador de 9V acoplado na porta serial do computador.
BTW, comentar com o facebook não funciona – da erro aqui e em mais da metade dos sites e blogs que conheço
Comentário de Ygor Almeida: 1
Olha… não entendi muito bem, NiMH são pilhas recarregáveis, talvez o produto ai diga que não é pra usar com NiCD (Nickel-Cadmio), pois de fato ai a coisa muda, a NiMH usam uma corrente de recarga maior o que poderia danificar as NiCD.
Quanto a comentar com o facebosta, realmente tá dando pau, eles vivem mudando a API e nem sempre os autores dos plugins conseguem acompanhar as mudanças. Anda vou acabar removendo a opção de comentar com o facebook e deixando só google ou com nome e email mesmo como sempre foi.
Comentários de Luciano: 479
Seu RSS não está funcionando, apenas avisando.
Comentário de Vitor Meireles: 1
Eu tive uma experiência ruim quando tentei fazer isso com uma parafusadeira minha, porque não é toda Li-ion que pode dar partida numa parafusadeira. Tem a ver com a resistência interna. Usei baterias novas, das melhores que eu tinha e a parafusadeira não conseguiu ser a mesma
Talvez eu tivesse mais sorte se tivesse usado baterias de notebook…
Comentários de Jefferson: 3
Jefferson, será que as baterias que você utilizou já não tinham o BMS nelas? No DX tinham algumas 18650 que vinham com uma plaquinha no lado do terminal positivo.
Comentários de Luciano: 479