Este post vai pra quem gosta de case mod.
Que gambiarra né?
O gabinete é extremamente baixo, tem só 7cm de altura. Originalmente ele era pra um 486DX2-66, usava um raiser ISA que disponibilizava 3 slots deitados.
Foi o maior trampo arrumar uma placa com um processador mais atual, e que não sobrecarregasse a fonte que não é muito grande, só 180W.
Consegui uma placa para K6, que era de um micro desses da toshiba, que garimpando descobri que a placa é uma Biostar M5VNB. Tratei de fazer um upgrade de BIOS pra sumir com qualquer vestigio da toshiba. (Adeus aquele splash screen nojeto da toshiba)
A placa tem som e video on-board, o que facilitou bastante, pois não há muito espaço no gabinete para placas externas. No caso eu precisei somente de uma placa de rede (PCI), e espaço pra enfiar duas placas Super I/O ISA, pois precisava de mais de que duas portas COM (RS232). O jeito foi apelar para duas placas antigas ISA. Porem como o gabinete só tem um slot ISA, e as placas não cabem de pé, a soluçã então foi expandir este slot. Como assim expandir??? Bem pra que não sabe, todos os slots ISA de um PC são literalmente em paralelo, logo você pode desobra-lo pra 2, 3, 4 slots novos.
Ai se vê essa montoeira de fios dentro do gabinete, e aquele slot “remoto” que esta em cima do HD.
O negocio não parou por ai, pode ver pela foto frontal do gabinete, que eu enfiei na frente plug frontais de audio, porem sem desativar os traseiros, (aquele cabão branco a esquerda no fundo do gabinete é do áudio) uma porta serial e as duas portas USB.
Atras do gabinete ficaram saida e entradas de som, video, rede, 5 portas seriais, lpt, mouse e teclado. Quando usado os conectores de som frontal, o seu “clone” traseiro é automaticamente desabilitado.
O processador instalado foi um K6-II 533MHz, e 256Mb de RAM.
Ficou legal não?
Eu acho que voce nao bate bem da bola
Comentários de Alexandre 'Tabajara' Souza: 16
Só agora que você percebeu isso? E olha que esse casemod já é velhinho heim? Já sofreu uns 2 ou 3 upgrades!
Comentários de Luciano: 479