O espeto obrigatoriamente é pau ou bambu. Isso é pra não perder o costume. Digo isso porque meu monitor de vídeo, um Philips 107St que por sinal comprei numa hora bem impropria a uns dois anos atrás quando os LCD’s já estavam se popularizando, mas isso é outra história, a uns 6 meses atras começou a apresentar um defeito no mínimo chato.
Com resoluções baixas, começou um dobramento e redução da varredura vertical, o que ocasiona uma faixa bem comprimida no pé do vídeo e a imagem não enche mais a tela. Esse defeito se pronuncia principalmente com telas de fundo escuro.
Este defeito começou aos poucos, só apresentava em 640×480, depois passou a aparecer em 800×600 e de uns tempos pra cá até em 1024×768. Se diminuísse o refresh do vertical pior ainda.
Mas… como eu já disse, casa de ferreiro o espeto é de pau, fui “gambiarrando” a situação, diminuindo o tamanho vertical.
Porém hoje a situação estava insuportável, uma faixa de quase dois dedos faltando embaixo (isso devido ao defeito e eu ir diminuindo a altura pra mascarar o problema) resolvi passar a chave no monitor e caçar o defeito.
É a tal coisa, se eu tivesse resolvido fazer isso antes, tava na cara que o defeito não seria resolvido tão rápido. Gastei 15 minutos pra resolver o problema. A causa? 3 capacitores eletroliticos ruins.
Um de 100uF x 25V com 40uF e ESR de mais de 30 ohms. O segundo, 98uF mas ESR já fora do limite aceitável: 2,5 ohms. A ESR num capacitor desse valor deve ser no máximo de 0,6 ohms. E por ultimo um de 47uF x 50V com capacitancia em 44uF e ESR em 1,5 ohms, o limite máximo é por volta de 0,8 ohms.
Estes dois últimos capacitores, eu não teria trocado se tivesse apenas medido no capacimetro, pois estes valores estão dentro da tolerância de 10% do valor (tolerância para eletroliticos comuns)
Resultado:
Santo medidor de ESR… boa hora em que fui monta-lo a uns 10 dias atras.
1) Os comentários são moderados.
2) Comentários que não sejam referentes ao assunto do post serão excluídos.
3) Eu posso editar seu comentário antes de publicar, se o achar necessário.